Quarta, 18 Novembro 2015 11:03

Evento discutiu a estrutura departamental na USP

(1 Voto)

Na última sexta-feira (13/11), a Faculdade reuniu representantes de diversas Unidades da USP para discutir a estrutura departamental na Universidade de São Paulo.

O evento, organizado pela Comissão para Estudo e Avaliação da Estrutura Departamental da FEA-RP e pela Diretoria, teve a exposição das experiências da FEA-RP, FEA, Faculdade de Direito (FD) e Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), Escola de Artes, Comunicação e Humanidades (EACH) e Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq).

O professor emérito da FEA Eliseu Martins iniciou o evento apresentando o histórico da Unidade de São Paulo em relação à estrutura departamental e a experiência da FEA-RP e da FEA, destacando que o mais importante na discussão não são os modelos de estrutura departamental, mas sim as pessoas.

Logo depois, o professor Ignacio Maria Poveda Velasco falou sobre a experiência da FD e FDRP e disse que a discussão deve ser analisada na dimensão acadêmica e administrativa.

A professora Maria Cristina Motta de Toledo comentou sobre a experiência da EACH, a primeira escola da USP que adotou o modelo sem departamentos e o iniciou em larga escala, com vários cursos e centenas de alunos. De acordo com ela, o modelo marcado pela ausência de instâncias intermediárias para a organização e a gestão possibilitou a integração de diferentes áreas, que não se uniriam se não fosse essa a estrutura adotada.

O professor Carlos Jose Caetano Bacha falou sobre o Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e complementou que além das dimensões acadêmica e administrativa, a estrutura departamental também deve ser analisada pela dimensão de poder. Ele também falou sobre a importância da integração entre os professores e destacou, em sua apresentação, que um dos pontos fortes do Departamento é a interação entre docentes de economia, administração, sociologia econômica, contabilidade e direito.

“O evento foi muito frutífero porque trouxe várias questões a serem debatidas pela Comissão para Estudo e Avaliação da Estrutura Departamental da FEA-RP”, destacou o diretor Dante Pinheiro Martinelli, ao final do evento.

Confira as apresentações de cada palestrante:

- Eliseu Martins
- Maria Cristina Motta de Toledo
- Carlos Jose Caetano Bacha

Fotos: Luiz Fernando Laguna

- Comissão
A Comissão para Estudo e Avaliação da Estrutura Departamental da FEA-RP foi criada em julho de 2015 pelo diretor Martinelli. Presidida pelo professor João Luiz Passador e secretariada pelo funcionário Geraldo Vitali Neto, a comissão é composta pelos professores Maria Lúcia Lamounier e Eugênio José Silva Bitti, pela assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima e pelo representante discente na Comissão da Graduação, Matheus Alves Albino.

Lido 3154 vezes Última modificação em Quarta, 18 Novembro 2015 18:30