Quarta, 11 Junho 2014 17:14

Funcionamento do NPT é prorrogado por mais cinco anos

(1 Voto)

O Núcleo para Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes Educacionais (NACE-NPT) teve seu funcionamento prorrogado por mais cinco anos, a contar de abril de 2014, pela Pró-Reitoria de Cultura a Extensão Universitária da USP.

O NPT foi criado em 2002 pelos professores José Dutra de Oliveira Neto, Adriana Backx Noronha Viana e Irene Kazumi Miura. Inicialmente, o NPT atuava apenas no desenvolvimento de pesquisa na área de tecnologias educacionais e educação a distância. Em 2007, tornou-se um Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, passando a atuar também no oferecimento de cursos certificados pela USP.

"Seguimos as três linhas da USP: ensino, pesquisa e extensão, mas nosso forte está na extensão", explica o coordenador do Núcleo, professor Dutra. O NPT oferece diversos cursos, muitos deles gratuitos. "Além disso, todos os anos realizamos o Workshop NPT", diz. Em 2014, o evento terá como tema "Educação em 2044".

De acordo com Dutra, para os próximos anos o NPT planeja focar nos Recursos Educacionais Abertos (REA), com a disponibilização de material que pode ser utilizado em aulas, de maneira livre. "A única exigência é que seja feita referência ao criador desse material", afirma. O Núcleo já tem um canal no Youtube, com vários vídeos curtos que abordam tópicos diversos. O usuário pode acessar o canal pelo www.youtube.com/channel/UCl8rR_87hKylQDvS1jD530w

Em breve, irá ao ar o novo site do NPT, que disponibilizará uma biblioteca com artigos produzidos pelo Núcleo. Para saber mais sobre o NPT, acesse www.npt.com.br

Lido 2178 vezes