Terça, 14 Fevereiro 2023 11:17

Em encontro com comunidade científica, ministra anuncia reajuste das bolsas do CNPq e da Capes

No dia 10 de fevereiro, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou de uma reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e representantes da comunidade científica brasileira, realizada na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, em São Paulo.

“Quero ressaltar o caráter simbólico desta reunião. Ela é prova inequívoca do nosso compromisso de retomar o diálogo e a parceria com a academia, a comunidade científica e todos os atores que compõem o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia”, afirmou a ministra.

O presidente da SBPC e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Renato Janine Ribeiro, fez a abertura do encontro defendendo a adoção de medidas urgentes para superar as dificuldades enfrentadas pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento no País. “Após quatro anos de um governo que promoveu o negacionismo, temos urgência de retomar as pautas que podem reconstruir o Brasil”, disse.

A ministra Luciana Santos reafirmou o empenho do Ministério em recompor o orçamento da pasta e ressaltou que um pedido de crédito suplementar será feito pelo governo federal ao Congresso Nacional para recuperar R$ 4,2 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Luciana também destacou que o reajuste das bolsas de pesquisa e estudo do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma das principais demandas dos pesquisadores, deve ser anunciado ainda esta semana.

(Da esq. p/ dir. ) O chefe técnico da Divisão de Acervo e Curadoria do Museu do Ipiranga, Paulo César Garcez Marins; a diretora do museu, Rosaria Ono; a ministra Luciana Santos;
o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; e o vice-diretor do museu, Amâncio Jorge de Oliveira – Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

“Apresentamos uma proposta de reajuste e de expansão da oferta de bolsas em todos os níveis. Essa proposta foi aprovada e está aguardando a agenda do presidente Lula para ser anunciada, o que deve ocorrer nos próximos dias”, explicou a ministra.

Nossas expectativas de recuperação do financiamento, de planejamento, de apoiar iniciativas de qualidade estão se tornando realidade. Reforço a disposição das universidades paulistas, estaduais e federais, em colaborar com o Ministério”, afirmou Carlotti.

No dia seguinte à reunião no Ceuma, a ministra visitou o Museu do Ipiranga, onde foi recebida pela diretora Rosaria Ono e pelo vice-diretor Amâncio Jorge de Oliveira. Também participaram da visita o presidente da SBPC e as nove vencedoras do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, concedido pela entidade.

Por: , Jornal da USP.

Lido 477 vezes Última modificação em Terça, 14 Fevereiro 2023 11:32