Quarta, 21 Dezembro 2022 11:23

USP está entre as dez universidades mais sustentáveis do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, a USP é a 10ª universidade mais sustentável do mundo – e a melhor da América Latina – segundo o ranking UI GreenMetric World University Ranking 2022. A avaliação foi divulgada no dia 12 de dezembro, pela GreenMetric, uma rede global que reúne universidades de todo o mundo para discutir projetos voltados à sustentabilidade ambiental.

A superintendente de Gestão Ambiental, Patricia Faga Iglecias Lemos, ressalta que “para esta edição, foram avaliadas quase 100 universidades a mais do que na edição anterior e, mesmo assim, a USP se manteve entre as dez melhores, sendo que, das nove primeiras, oito são europeias e uma norte-americana”.

Nas primeiras posições estão a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade Nottingham Trent (Reino Unido) e a Universidade de Nottingham (Reino Unido).

Entre as latino-americanas, depois da USP aparecem a Universidade Autônoma de Nuevo León (México), na 15ª posição, e a Universidade do Rosario (Colômbia), na 28ª. A Universidade Federal de Lavras (Ufla) é a segunda brasileira mais bem posicionada, na 37ª posição.

1º Universidade de Wageningen (Holanda)
2º Universidade Nottingham Trent (Reino Unido)
3º Universidade de Nottingham (Reino Unido)
4º Universidade de Groningen (Holanda)
5º Universidade da Califórnia, Davis (Estados Unidos)
6º Universidade Trier de Ciências Aplicadas (Alemanha)
7º Universidade College Cork (Irlanda)
8º Universidade de Connecticut (Estados Unidos)
9º Universidade Bremen (Alemanha)
10º Universidade de São Paulo (Brasil)

Elaborado anualmente, o ranking classifica as instituições que desenvolvem as melhores práticas e programas sustentáveis em seus campi, considerando seis indicadores: áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, tratamento de água, mobilidade e educação ambiental. Nesta edição, a USP obteve 9.050 dos 10 mil pontos possíveis.

“A USP teve notas maiores em todos os indicadores em relação à edição passada. Isso é resultado de um esforço de todas as unidades da USP que, a cada ano, vêm disponibilizando dados consistentes, de forma que a SGA possa avançar na implementação de iniciativas que elevem o grau de sustentabilidade na Universidade. Não é demais lembrar que a visão estratégica do reitor, que elegeu a sustentabilidade como ponto central de sua gestão, tem permitido avanços como, por exemplo, nas discussões sobre a transição energética, com uso de energia fotovoltaica, bem como nos projetos envolvendo hidrogênio verde”, explicou a superintendente.

GreenMetric
O UI GreenMetric World University Ranking foi criado pela Universidade da Indonésia (UI), em 2010, para medir os esforços das universidades em tornar seus campi mais sustentáveis. No primeiro ano, 95 universidades de 35 países participaram da avaliação. Na edição de 2022, 1.050 instituições foram avaliadas, sendo 39 universidades brasileiras.

Além do ranking, a GreenMetric organiza eventos regionais e internacionais para discutir projetos voltados à sustentabilidade ambiental, como o International Workshop on UI GreenMetric.

Em setembro de 2021, a USP sediou o National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, o quinto encontro da rede GreenMetric na América Latina. A reunião foi uma oportunidade para compartilhar as melhores práticas na criação de condições sustentáveis nos campi universitários e para discutir a criação de um índice voltado às universidades da região.

O que deve ter uma universidade sustentável?
Conheça os critérios utilizados pelo UI GreenMetric para criar o ranking mundial de universidades

Local e infraestrutura
Relação entre áreas abertas em relação à área total, área de floresta, área de vegetação plantada, área para absorção de água, total de área aberta dividida pela população total do campus, orçamento da universidade para ações de sustentabilidade

Energia e mudanças climáticas