Terça, 23 Mai 2017 10:25

Defesa de Doutorado

Defesa de doutorado

Título: Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)

Doutorando: Felipe Furlan Soriano

Data: 31/05/2017, às 09h00

Local: Sala da Congregação - Bloco A - FEA-RP

Resumo: A educação reconhecidamente é um dos fatores mais relevantes para o progresso econômico de indivíduos e nações. Em especial, destaca-se aqui a educação fundamental, a qual prepara o ser humano para a vida adulta, trazendo-lhe conhecimentos fundamentais para a vida em sociedade. Destarte, compreende-se que o grau de escolaridade da população, e principalmente, a qualidade do ensino oferecido refletem diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como no aprimoramento do exercício da democracia e da cidadania. Atualmente, no Brasil, a educação fundamental é acessível à praticamente toda a população, contudo existe uma preocupação no tocante à qualidade deste serviço público. Tal percepção advém da análise dos resultados mais recentes das avaliações em larga escala, tanto em âmbito nacional pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como internacional (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA). Verificando-se a evolução histórica destes indicadores, percebe-se um distanciamento entre o desempenho da educação brasileira e dos países desenvolvidos, desta forma, surgem indagações acerca das possíveis causas geradoras desta disparidade. Neste sentido, a adequada alocação de recursos e a gestão administrativo-pedagógica das escolas mostram-se como sendo pontos relevantes, e que podem auxiliar na resolução deste problema. Com o intuito de contribuir para a resolução desta problemática, definiu-se como objetivo geral desta tese, a proposta de práticas administrativo-pedagógicas que possam colaborar para a melhoria no desempenho de escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados envolveram uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA), em conjunto com a análise de quintil e regressão logística, para que fosse possível realizar uma análise das informações oriundas das bases de dados governamentais (FINBRA, Prova Brasil e Censo Escolar). Num segundo momento, foram realizados estudos de múltiplos casos no estado do Ceará, a fim de se obter em loco informações que pudessem auxiliar na compreensão e explicação do fenômeno estudado. Por fim, as informações advindas de ambas etapas foram cruzadas e analisadas, chegando-se à proposta de catorze práticas administrativo-pedagógicas, que provavelmente podem gerar reflexos positivos no desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico no IDEB.

Departamento de Administração.

Lido 1010 vezes Última modificação em Quarta, 24 Mai 2017 08:10