Lunes, 26 Agosto 2013 06:43

Encontro na USP discute ensino de Ciências Contábeis

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP) e a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG) realizam dias 13 e 14 de setembro, em Ribeirão Preto, o VII Encontro de Professores de Ciências Contábeis.

O evento, que em sua última edição reuniu mais de 70 pessoas, tem como objetivo discutir temas atuais da formação dos contadores incluindo utilização do Problem Based Learning, linguagem e acesso aos alunos da geração Y e Elaboração de Casos de Ensino e Aulas Expositivas.

A palestra de encerramento, com o título "Muito além dos números: Desafios para o profissional da área de Contabilidade (2015-2030)", será ministrada pelo chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, Edgard Cornacchione, professor titular da FEA de São Paulo, livre docente pela USP e Ph.D. em Educação pela University of Illinois (EUA).

Uma das novidades este ano será a realização de mini-cursos, no sábado (14/9), das 8h às 12h30, voltados para o aprimoramento dos métodos de ensino. O professor do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, José Carlos Ângelo Cintra, irá ministrar o curso "Reinventando a Aula Expositiva". Ele atua na área de didática, oratória, técnicas de apresentação, gerações X e Y. Já o professor do Departamento de Contabilidade da FEA-RP/USP, Marcelo Botelho da Costa Moraes, ministrará o mini-curso "Elaboração de Casos de Ensino".

O evento tem o apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além da Casa do Contabilista de Ribeirão Preto. Os patrocínios são da FUNDACE - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia e da Editora Atlas.

As inscrições podem ser feitas até dia 10 de setembro por R$ 60,00 pelo Evento, mais R$20,00 para o Coquetel de Encerramento. Mais informações estão disponíveis no site: http://www.fearp.usp.br/cpg/ppgcc.

Data - 13 e 14 setembro/2013

Sexta 13/09: 08h00 às 18h30 (Com Coquetel de Encerramento)

- Manhã - Palestra: "Utilização do Problem Based Learning – PBL nos cursos de Ciências Contábeis" - Profa. Dra. Adriana Maria Procópio de Araújo - Livre Docente do Departamento de Contabilidade da FEA-RP/USP.

Workshops: Aplicação de PBL nas áreas de Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial

- Tarde - Palestra: "Gerações X e Y" - Prof. Dr. José Carlos Ângelo Cintra - Prof. Titular do Departamento de Geotecnia da EESC/USP.

Workshops: Discussão sobre a linguagem e acesso aos alunos da geração Y

- Palestra de Encerramento

Palestra: "Muito além dos números: Desafios para o profissional da área de Contabilidade (2015-2030)" - Prof. Dr. Edgard Cornacchione - Prof. Titular do Departamento de Contabilidade da FEA/USP, atual Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, Diretor Científico da ANPCONT e Membro do Conselho do IAAER (2013-2015). É Bacharel, Mestre, Doutor e Livre-Docente em Ciências Contábeis pela FEA/USP e Ph.D. em Educação pela University of Illinois (EUA). É pesquisador PQ 1D do CNPq.

- Coquetel de Encerramento

Sábado 14/09: 08h00 às 12h30

- Mini-Curso: "Reinventando a Aula Expositiva" - Prof. Dr. José Carlos Ângelo Cintra - Prof. Titular do Departamento de Geotecnia da EESC/USP, atua na área de didática, oratória, técnicas de apresentação, gerações X e Y, reinventando a aula expositiva. Possui vários livros publicados e profere palestras sobre estes assuntos.

- Mini-Curso: "Elaboração de Casos de Ensino" – Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes – Professor do Departamento de Contabilidade da FEA-RP/USP.

Inscrições: até 10 de Setembro

Valor: R$ 60,00 pelo Evento + Adicional de R$20,00 para o Coquetel de Encerramento

Informações: www.fearp.usp.br/cpg/ppgcc