Martes, 11 Junio 2013 09:27

Projeto social da USP leva planejamento financeiro familiar às escolas públicas

(1 Vote)

O Clube de Mercado Financeiro, entidade estudantil da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP está levando às escolas públicas do Nordeste Paulista o Projeto Pé-de-Meia. Implantado de forma voluntária pelos alunos, o projeto social visa à difusão do conhecimento sobre finanças pessoais e à aplicação do planejamento de gastos nas famílias.

Composto por aulas expositivas e atividades lúdicas, o programa é dividido em quatro módulos que seguem uma ordem lógica de aprendizagem partindo das noções básicas de planejamento orçamentário, passando pelas formas de combate ao endividamento e à inserção da ideia de poupança. Ao final, mostra aos alunos como transformar a economia de dinheiro em investimento.

Um dos objetivos do projeto é conscientizar jovens estudantes, mesmo que ainda não tenham renda própria, a contribuírem com o planejamento financeiro familiar. Ao mesmo tempo, o projeto fala também aos jovens que estão se inserindo no mercado de trabalho e podem passar a ter melhor controle e aproveitamento de suas finanças pessoais.

Durante os quatro módulos do curso, os alunos também têm a percepção de que é possível manter o equilíbrio financeiro mesmo com renda baixa e ao mesmo tempo evitar o endividamento e a inclusão em listas de devedores. Por meio das atividades desenvolvidas em sala de aula, os alunos conseguem planejar suas finanças para alcançar metas pessoais como a aquisição de carro ou da casa própria.

O projeto piloto do Pé-de-Meia foi realizado na Escola Estadual Alberto Santos Dumont, em Ribeirão Preto, no final de 2012. Em maio deste ano o projeto foi implantado pela primeira vez de forma integral na cidade de Altinópolis. Atualmente o Pé-de-Meia está sendo oferecido para turmas de Educação de Jovens e Adultos de três escolas municipais de Ribeirão Preto.

O Projeto é uma iniciativa do Clube de Mercado Financeiro e foi desenvolvido sob a supervisão do professor Alexandre Chibebe Nicolella, do Departamento de Economia, e da assistente de planejamento e avaliação da FEA-RP, Cristina Bernardi Lima, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Atendimento à imprensa:

Outras Palavras Comunicação Empresarial:
Daniel Navarro - Fone: (16) 3931-1313 / 9223-1517
Dulcelene Jatobá - Fone: (16) 3602-0505