Miércoles, 24 Abril 2013 17:50

II Workshop "Levantamento e Avaliação da Literatura Econômica sobre o BNDES"

Ao longo de seus mais de 60 anos de atividades, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mostrou-se um instrumento de políticas públicas fundamental para que fossem atingidas diversas metas de política e desenvolvimento econômico. Não há, entretanto, uma avaliação consolidada do conjunto da sua atuação no desenvolvimento brasileiro. Diante deste cenário, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP promove dia 25 de abril o II Workshop "Levantamento e Avaliação da Literatura Econômica sobre o BNDES".

O evento, cuja primeira edição foi realizada em dezembro no ano passado, no Rio de Janeiro, reunirá pesquisadores da USP, Universidade Federal de São Carlos, Northern Illinois University e do próprio BNDES para mais um passo no projeto que visa sistematizar e avaliar a literatura econômica produzida a respeito do BNDES desde sua fundação em 1952.

A abertura do evento será realizada pelo professor da FEA-RP, Maurício Jorge Pinto de Souza, que fará também a apresentação inicial do banco de dados levantado até o momento. A programação inclui ainda a análise bibliométrica dos resultados e também a análise crítica, com a metodologia e os primeiros resultados obtidos pela pesquisa.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscrições@fundace.org.br. Evento é uma realização da FEA-RP e da Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia) com o apoio do BNDES. Mais informações podem ser obtidas no telefone (16) 3602-0291.

Programação:
10h Abertura e apresentação do banco de dados:
Maurício Jorge Pinto de Souza (FEA-RP/USP)
10h30 Análise Bibliométrica
Rosane Nunes de Faria (Ufscar - Sorocaba)
Debatedores: Marcelo Seido Nagano (EESC – USP)
Representante BNDES
13h Almoço
14h Análise Crítica: metodologia e primeiros resultados
Renato Leite Marcondes (FEA-RP/USP)
Anne Hanley (Northern Illinois University)
Júlio Manuel Pires (FEA-RP/USP)