Jueves, 17 Julio 2014 10:22

FEA-RP/USP e CNI/Fiesp firmam convênio para produção de indicadores industriais na região de Ribeirão Preto

(0 votes)

Ribeirão Preto e Região ganham esta semana mais um indicador que irá auxiliar no planejamento das indústrias e na criação de políticas públicas para o segmento industrial. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP firmou parceria com a Fiesp - Federação das Industrias do Estado de São Paulo para a produção de indicadores econômicos da indústria regional.

Por meio do convênio, que será executado pelo Ceper - Centro de Pesquisa em Economia Regionais da Fundace – Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, a região de Ribeirão Preto passará a ter acesso à Sondagem Industrial e ao Índice de Confiança do Empresário Industrial.

A metodologia adotada nos indicadores foi desenvolvida pela CNI - Confederação Nacional das Indústrias, que realiza os levantamentos junto com Federações das Indústrias de diversos estados do país.

A primeira divulgação será realizada por e-mail nesta sexta-feira (18/07), às 14h, e trará dados da Sondagem Industrial referentes ao primeiro trimestre de 2014. A SI é realizada com base em dados sobre volume de produção, nível de utilização da capacidade instalada, estoques de produtos finais, perspectivas para os próximos meses quanto à demanda, compra de matéria-prima e exportação.

Também será divulgado o resultado do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial, referente ao mês de março. O ICEI é construído com base em questionamentos feitos aos empresários industriais das áreas extrativistas e de transformação sobre condições atuais e para os próximos seis meses quanto às condições gerais internas da empresa, da economia brasileira e do estado de São Paulo.

Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Luciano Nakabashi e Sérgio Sakurai da FEA-RP/USP.

FEA-RP/USP - A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) é uma escola de negócios fundada em 1992 dentro da principal universidade da América Latina. É voltada para o ensino de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e afins.

Atendimento à imprensa:

Outras Palavras Comunicação Empresarial:
Daniel Navarro - Fone: (16) 3931-1313 / 99223-1517
Dulcelene Jatobá - Fone: (16) 3602-0505