Jueves, 24 Julio 2014 10:18

Professor Marcos Fava Neves lança livro sobre planejamento estratégico

O professor Marcos Fava Neves, ligado ao departamento de administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP está lançando um novo livro na área de planejamento estratégico. "A arte de criar planejamento e compartilhar valor" (Editora Gente, 160 pág. R$ 29,90) traz uma visão complementar sobre o tema para líderes e empresários. Seu conteúdo tem como base a experiência de Fava Neves em projetos nacionais e internacionais e no estudo das tendências de mercado.

A obra apresenta, em métodos e ferramentas de simples uso, como as empresas podem estruturar melhor seus processos de planejamento para fortalecer estratégias de criação, captura e compartilhamento de valor, baseado em vantagens de custos, diferenciação e ações coletivas ou conjuntas.

O autor também trabalha o conceito de empresa como uma rede integrada de negócios, construção de relacionamentos e alianças estratégicas, planejamento da cadeia de suprimentos e dos canais de distribuição, inovação, criatividade e vantagem competitiva. Uma das partes mais fortes da obra baseia-se em como analisar o macro-ambiente, os riscos e incertezas existentes no mercado e como preparar as empresas para serem verdadeiramente orientadas pela demanda.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Gente: www.editoragente.com.br.

Interessados em organizar palestras ou workshops empresariais nos temas acima com o autor, com distribuição dos livros aos participantes, podem contatar Mariela no telefone 16 34565555 (ou pelo email projetos@markestrat.org)

O Autor - Marcos Fava Neves, nascido em Lins (SP), é professor titular da FEA/USP em Ribeirão Preto. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em 1991, mestre em Administração (Estratégias de Arrendamento Industrial na Citricultura, FEA/USP, 1995), doutor em Administração (Planejamento de Canais de Distribuição de Alimentos, FEA/USP, 1999), livre-docente em Planejamento e Gestão Estratégica Dirigidos pela Demanda (2004) e professor titular (2009). É também pós-graduado em Agribusiness & Marketing de Alimentos na França (1995) e em Canais (Networks) de Distribuição de Alimentos na Holanda (1998/1999). Foi coordenador do Pensa – Programa de Agronegócios da USP –, de 2005 a 2007, criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia da USP), em 2004 e também foi chefe do Departamento de Administração em duas gestões (2000-2002 e 2010-2012).

É autor e organizador de 50 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Uruguai, Inglaterra, Cingapura, Holanda e China. Orientou mais de 30 teses de doutorado e mestrado na USP, tendo publicado mais de 100 artigos científicos internacionais.

É especializado em planejamento e gestão estratégica. É ainda articulista do jornal China Daily, de Pequim, e foi articulista da Folha de S. Paulo, além de escrever artigos para O Estado de S. Paulo e Valor Econômico. Escreveu também dois casos para a Universidade de Harvard em 2009 e 2010. Além da atividade de professor, realizou 70 projetos públicos e privados em cinco países diferentes para diversas organizações multinacionais e trabalhou ou foi membro de Conselhos das seguintes organizações: Botucatu Citrus, Vallée, Lagoa da Serra (CRV); Renk Zanini, Inova, Embrapa, Serviço de Informação da Carne, Associação Mundial de Agronegócios e Cooperativa Coplana. Realizou 800 palestras em 22 países.

Read 7495 times Last modified on Lunes, 28 Julio 2014 10:25