Lunes, 28 Abril 2014 10:34

Agrishow: índice da FEA-RP/USP mostra que confiança dos agricultores brasileiros está em alta

A 30ª rodada do Índice de Confiança do Produtor Rural (ICPRural) do Programa de Pesquisa em Agronegócios da FEA-RP/USP (AgroFEA Ribeirão Preto) mostra que a confiança dos produtores rurais brasileiros aumentou 12% em abril deste ano em comparação com janeiro. O ICPRural atingiu 104,3 pontos, ficando acima do nível de confiança que é de 100 pontos. Já o índice que mede especificamente a confiança do produtor de soja (ICPSoja) fechou a rodada estável em relação à janeiro, marcando 114,5 pontos e expressando a constante confiança na safra de 2014.

Dos quatro subíndices que compõem o ICPRural e o ICPSoja (Preço, Insumos, Equipamentos e Condições Atuais), o Preço foi o que apresentou dados mais otimistas. No caso do IPCRural, a confiança no preço de venda da safra subiu 46% na comparação com janeiro e foi o principal responsável pela alta geral do índice. Entre os produtores de soja, a expectativa com preços de venda da safra aumentou 25% e foi o fator que manteve a estabilidade do ICPSoja diante da queda mais acentuada no subíndice Condições Atuais.

Já na comparação ao mesmo período de 2013 o ICPSoja registrou alta de 7,2% e o subíndice Preço, registrou alta de 55,2%, indicando uma maior confiança em relação aos preços da safra 2014.

Para acessar o boletim completo dos índices acesse: http://bit.ly/QUxkrK

Os pesquisadores do AgroFEA Ribeirão Preto estará à disposição nesta segunda-feira (28) para entrevistas.

Metodologia
A medição dos índices, realizada desde 2010 e assumida pela AgroFEA em outubro 2013, é composta por subíndices que abordam quatro tópicos: intenção de compra de insumos, intenção de compra de equipamentos e implementos, avaliação sobre preço do produto cultivado e percepções sobre condições atuais do negócio. Os dados são apurados em entrevistas telefônicas com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 estados brasileiros.

A coleta é realizada entre o primeiro e o último dia útil de cada trimestre e a divulgação é trimestral. A metodologia foi criada pela empresa Uni.Business Estratégia que realizou o levantamento de 2010 até abril de 2013. A divulgação conta com a parceria do Canal Rural e tem apoio da Universidade de São Paulo por meio do programa Aprender com Cultura e Extensão.

AgroFEA
Criado em 2010, o AgroFEA visa consolidar as atividades de pesquisa em agronegócios de professores e alunos da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. O programa de pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos voltados para a aplicação de modelos de economia, administração e contabilidade que desenvolvam os sistemas agroindustriais (SAGs) e às empresas pertencentes a estes sistemas. Além do ICPRural e ICPSoja, o AgroFEA elabora o Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético. Para acesso ao relatório integral e aos comparativos históricos acesse o site: www.agrofea.fearp.usp.br

Read 1489 times Last modified on Lunes, 28 Abril 2014 10:51