Lunes, 17 Febrero 2014 14:28

Nova disciplina na USP sobre organizações agroalimentares terá formato de discussão de casos

Written by
(1 Vote)

Recriar o mercado agroalimentar em sala de aula e antecipar aos estudantes os problemas reais enfrentados no dia a dia profissional. Esse é um dos objetivos da disciplina de graduação "Estudos de Caso em Organizações Agroalimentares", oferecida pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

As aulas terão como base o método Harvard de estudos de caso. Apresentados sob forma de relato, os casos possuem um ou mais pontos de vista sobre o problema e incluem a cronologia de eventos ligados ao desenvolvimento da organização, sumários de custos, informações sobre concorrência, mercado e opiniões de empregados. Abastecidos com estas informações, os alunos são colocados diante de um dilema cuja solução não é sugerida nem na descrição do caso nem pelo professor.

A disciplina contará com profissionais do mercado e estudantes de mestrado e doutorado, que realizarão palestras e participarão de algumas discussões. "O método central é a discussão de estudos de caso no estilo de Harvard, com total envolvimento do aluno", afirma o professor Roberto Fava Scare, que irá ministrar a disciplina junto aos docentes Luciano Thomé e Castro e Marcos Fava Neves.

O objetivo principal da disciplina é fazer com que o aluno amplie sua capacidade de análise crítica e pensamento estratégico e ganhe habilidades interpessoais, incluindo a capacidade de ouvir, questionar e lidar com conflitos.

Ao todo serão discutidos cinco casos, em inglês. As aulas acontecem às segundas-feiras e tiveram início hoje (17). Os alunos de graduação da USP interessados no tema ainda têm oportunidade de se matricularem. Para mais informações sobre a disciplina, acesse: http://migre.me/hVc64

Read 1350 times