Lunes, 09 Diciembre 2013 14:45

Em cenário de incerteza, índice mostra confiança dos gestores do setor sucroenergético na performance de suas empresas

(0 votes)

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS Reed Multiplus / Fundace), medido pelo Agrofea/USP, tem apresentado estabilidade ao longo dos últimos três anos, com poucas variações sazonais. Na última rodada, apurada em novembro, a exceção ficou por conta da variável "condições atuais da empresa", uma das oito que compõe o índice, e que apresentou alta expressiva.

O crescimento na confiança dos gestores com relação a suas empresas cresceu 0,7 pontos na medição de novembro deste ano em comparação com agosto e 0,10 pontos com relação a outubro de 2012. "O resultado reflete a necessidade de melhor performance por parte das empresas para compensar a queda na expectativa de crescimento do PIB para este ano e as incertezas com as políticas de energia a serem adotadas pelo governo em 2014", avalia o professor Roberto Fava Scare, coordenador do AgroFEA.

O ICFFS é composto por indicadores que medem as expectativas dos gestores e as condições atuais do setor, na avaliação dos próprios entrevistados. Cada indicador é composto por quatro variáveis: economia geral, condições do setor sucroenergético, fornecedores e empresa em geral.

O indicador referente às condições atuais teve alta moderada de 0,03 pontos em comparação com agosto. Além da variável "empresa em geral", o indicador apresentou aumento de 0,02 na variável que se refere às condições da economia e de 0,04 na variável sobre fornecedores, na comparação com a medição de outubro do ano passado. A análise dos gestores sobre o sistema agroenergético, ficou estável com relação à rodada de 2012 (outubro).

As expectativas dos gestores com o futuro ficaram praticamente estáveis, com queda de 0,01 com relação a outubro do ano passado e alta de 0,01 na comparação com a rodada anterior, de agosto. As variáveis 'economia geral' e 'empresa' tiveram alta de 0,03 e 0,01, com relação a agosto deste ano, respectivamente. A variável 'fornecedores' se manteve estável enquanto as condições do setor apresentaram leve queda de 0,01 ponto.

Para fazer o download do boletim completo clique aqui.

O que é o ICFSS - O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS) – Reed Multiplus/FUNDACE é uma ponderação que reflete a maneira pela qual os gestores avaliam as condições atuais e as expectativas em relação à economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, o setor de fornecedores do setor sucroenergético e à própria empresa. Os indicadores variam no intervalo de 0,00 a 1,00. Valores acima de 0,50 pontos indicam empresários confiantes.

Esse indicador é construído bimestralmente por meio de telefonemas e internet pelo Programa de Pesquisas em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – AgroFEA Ribeirão Preto. O ICFSS conta com o apoio da Reed Exhibitions Mutiplus e da Fundace.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1995 pelos docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP para facilitar o processo de integração entre universidade e comunidade. Website: http://www.fundace.org.br/.

Reed Exhibitions Multiplus – fruto de uma associação entre a Multiplus Feiras e Eventos e a Reed Exhibitions, principal organizadora de eventos do mundo, a Reed Exhibitions Mutiplus tem sede em Ribeirão Preto e é responsável por eventos como Fenasucro & Agrocana, ForindSP e Sucroeste.