Viernes, 11 Agosto 2023 12:50

Doutoranda da FEA-RP participa do Summer Seminar at Stakeholder Theory nos Estados Unidos

(0 votes)

Pela primeira vez, a FEA-RP esteve presente no Summer Seminar at Stakeholder Theory organizado pelo Professor Edward Freeman na Darden School of Business, Universidade da Virgínia, EUA. Entre 27 de julho e 2 de agosto, a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração das Organizações (PPGAO) da FEA-RP, Adriana Fiorani Pennabel, orientada pela Profa. Dra. Adriana Caldana, esteve em Charlottesville (VA) para participar do evento anual que reúne alunos de doutorado e pós-doutorado de diversos países, além dos principais teóricos de stakeholder.

WhatsApp_Image_2023-08-10_at_10.14.40.jpegWhatsApp_Image_2023-08-10_at_10.14.40_1.jpeg  WhatsApp_Image_2023-08-10_at_10.14.41.jpeg

O seminário teve o objetivo de promover a discussão em torno da Teoria do Stakeholder, a fim de aprimorar a compreensão da pesquisa atual e tendências nesse campo. A partir da integração das diversas disciplinas acadêmicas e da combinação de habilidades e energia de pesquisadores que são novos na área de stakeholders com a experiência e conhecimento de acadêmicos já reconhecidos no tema, busca-se a construção de relacionamentos entre estudiosos da Teoria do Stakeholder de diferentes gerações.

A Teoria do Stakeholder foi proposta pelo Professor Ed. Freeman em 1984, a partir da publicação do livro “Strategic Management – a stakeholder approach” como uma abordagem alternativa às teorias econômicas tradicionais, concentrando-se na criação de valor para todos os stakeholders. Desde então, essa teoria tem sido amplamente utilizada nas pesquisas em gestão em todo o mundo. A edição de 2023 do seminário reuniu 30 novos pesquisadores da área dentre doutorandos e pós-doutorandos de diversas regiões do mundo, além dos principais teóricos da área como o próprio Professor Freeman, Robert Phillips, Jeffrey Harrison, Bidhan Parmar, Andrew Wicks, Flore Bridoux, dentre outros.

Ao longo dos seis dias de evento, foram realizados workshops, sessões para apresentações de trabalhos dos alunos e atividades para desenvolvimento de novas propostas de pesquisa na área, fomentando a rede internacional de pesquisa no tema. Adriana – que está passando uma temporada em Toronto, no Canadá, durante seu programa de doutorado sanduíche na Schulich School of Business, sob a orientação do Prof. Phillips – apresentou um dos artigos de sua tese, tendo recebido na ocasião feedback para melhorias em sua pesquisa. Durante esse período, pôde ainda desenvolver trabalhos em grupo com o objetivo de propor novas pesquisas no tema.

Segundo a doutoranda do PPGAO, “foi uma oportunidade única de troca com os grandes nomes da teoria. O momento de entender a fundo sobre a Teoria de Stakeholder, mas também de discutir para onde ela está caminhando nesse contexto dinâmico em que vivemos. Pessoalmente, para mim, foi algo nunca imaginado. Poder receber feedback dos grandes nomes que são referência para minha pesquisa sempre foi algo que nunca imaginei e que a participação nesse seminário e próprio programa de doutorado sanduíche me proporcionaram. Outro ponto importante foi a oportunidade de fomentar a rede de pesquisa internacional que entendo ser ganho significativo não apenas para mim e para o meu grupo de pesquisa, mas também para o processo de internacionalização do PPGAO e da FEA-RP”.

Por: Assistência de Comunicação FEA-RP. Revisão: Adriana Fiorani Pennabel.

Read 359 times Last modified on Viernes, 11 Agosto 2023 13:44