Miércoles, 06 Abril 2022 15:12

Programa de alunos da USP busca voluntários para auxiliar estudantes a ingressarem no ensino superior

(0 votes)

O Salvaguarda, programa social mantido por alunos da USP, está com inscrições abertas para voluntários até o dia 17 de abril. O projeto existe desde 2017 e tem como objetivo auxiliar alunos da rede pública brasileira a acessar o ensino superior e a escolher suas profissões.

Podem ser voluntários alunos ou egressos de quaisquer cursos de graduação ou pós-graduação de todas as universidades públicas do país que, ao final da participação, recebem certificado.

Cada tutor se responsabiliza por até cinco estudantes e, por meio de contato via WhatsApp, auxilia individualmente cada aluno na organização e produtividade para os estudos, na utilização das ferramentas oferecidas pelo programa e na melhor maneira de o aluno conciliar estudos e trabalho, entre outras necessidades dos estudantes.

O processo seletivo conta com a fase de inscrição e demonstração de interesse e com reunião on-line em grupo para mais informações sobre o Salvaguarda. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail tutorias2022@programasalvaguarda.com.br

Mais informações sobre o programa e o processo de inscrições no edital ou no edital.

Sobre o Programa Salvaguarda
Criado em 2017 pelo estudante de Economia da FEA-RP, Vinícius de Andrade, o Projeto Salvaguarda foi idealizado a partir de uma pesquisa realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas que mostrava estudantes da rede pública não estimulados a prosseguir para o Ensino Superior por falta de informação. “Muitos não sabem nem o que é vestibular, muito menos por onde começar o processo para a entrada em uma universidade”, destaca Vinícius na página do projeto.

Atualmente, o Salvaguarda está presente nas escolas de dois estados: São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto promove também a interação entre estudantes e mais de 600 voluntários espalhados pelo Brasil. Os estudantes possuem suporte por meio de grupos de monitoria, para tirarem suas dúvidas e solicitarem a correção da redação por voluntários de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Minas Gerais e outras localidades do país.

O Salvaguarda é apoiado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), que colabora neste projeto fornecendo insumos e apoio financeiro para aplicação dos simulados e avaliações presenciais. O propósito dos simulados é fornecer uma primeira experiência aos alunos pré-vestibulandos, de forma que possam se familiarizar com o conteúdo, o tempo e a metodologia das avaliações para ingresso no Ensino Superior.

Por: Leonardo Rezende.

Read 344 times Last modified on Miércoles, 06 Abril 2022 15:24