Martes, 04 Noviembre 2014 14:54

Aluno Regular

Rate this item
(0 votes)

Graduação

A FEA-RP e a USP não aceitam alunos freemovers. As únicas formas de ingresso como aluno de graduação na FEA-RP/SP são através do vestibular FUVEST e do Programa PEC-G. O requisito mínimo para participar do Concurso FUVEST e estudar na USP é ter concluído ou que esteja prestes a concluir curso de Ensino Médio (High School) ou equivalente.

 

FUVEST

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) é uma instituição autônoma, responsável pela realização dos exames vestibulares de escolas de nível superior do Estado de São Paulo. O Vestibular FUVEST seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e FCMSC-SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). Realizado em duas fases, é o maior vestibular do Brasil, com quase 140.000 inscritos, os quais disputam 10.652 vagas na USP, e 100 na FCMSC-SP, totalizando 10.752. Para a USP, estão disponíveis 229 opções de curso. Na FEA-RP há cerca de 300 vagas novas por ano, disputadas por mais de 5.000 inscritos na FUVEST.

 

Caso haja disponibilidade de vagas, o aluno de graduação de instituição estrangeira também poderá tentar uma transferência para algum curso de graduação da FEA-RP. A FUVEST também é responsável pela organização dos processos de transferência para toda a USP.

 

As inscrições para participar da FUVEST abrem normalmente no mês de agosto. O exame da FUVEST ocorre em duas fases, sendo a primeira em novembro e a segunda em janeiro. Para maiores informações sobre inscrições, prazos e datas de provas acesse o site da FUVEST.

 

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um sistema de reserva de vagas, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para participar, é necessário que o estudante tenha realizado a última edição do Enem, obtendo nota superior a zero na redação. A inscrição é gratuita e feita pela internet. Para se inscrever, o candidato precisa fazer suas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Mais informações

 

PEC-G

PEC-G, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, administrado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores, constitui um instrumento de cooperação educacional que o Governo brasileiro oferece a países em desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina, com o objetivo de formar recursos humanos para promover o desenvolvimento desses países. O PEC-G possibilita aos cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizarem estudos universitários no Brasil, em nível de graduação, com ingresso por matrícula inicial, gratuita e sem concurso vestibular, nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras participantes do Programa. No momento, a USP está reavaliando a sua participação no programa.

 

Para maiores informações, acesse o site do programa PEC-G

 

 

Pós-Graduação

A FEA-RP e a USP não aceitam alunos freemovers. As únicas formas de ingresso como aluno de pós-graduação na FEA-RP é através do Edital de seleção específico de cada programa e eventualmente através do Programa PEC-PG. O requisito mínimo para estudar na FEA-RP como aluno de pós-graduação é ter concluído curso de graduação, devendo ter Diploma ou certificado de conclusão de curso superior de graduação.

 

Pós-Graduação em Administração de Organizações

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações, Mestrado e Doutorado, tem por finalidade promover a formação de docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível para atender às demandas acadêmicas e do ensino superior, na área de Administração de Organizações. Incentiva o livre pensamento e todas as formas de acesso à revitalização dessa área do conhecimento e, assim, pretende contribuir para a evolução científica e tecnológica da Administração.

 

Para ingressar no Mestrado ou Doutorado em Administração de Organizações, os alunos estrangeiros podem participar do processo seletivo regular que ocorre semestralmente. Mais informações sobre o Editais de Seleção podem ser obtidas no site do programa

 

Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade

A missão do programa é a promoção de docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível de qualificação para atender às demandas acadêmicas e científicas de organizações públicas e privadas. Nosso mestrado e doutorado são estruturados em torno de Projetos de Pesquisa. Tais projetos são iniciativas de pesquisa conjunta de docentes e alunos para responder determinada questão social de forma economicamente relevante. Desde o incio o aluno contará com o apoio e colaboração do seu orientador buscando a estruturação e os objetivos da pesquisa.

 

Para ingressar no Mestrado ou Doutorado em Controladoria e Contabilidade, os alunos estrangeiros podem participar do processo seletivo regular que ocorre semestralmente. Mais informações sobre o Editais de Seleção podem ser obtidas no site do programa

 

Pós-Graduação em Economia - Área: Economia Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Economia - Área: Economia Aplicada da FEA-RP/USP (PPGE/USP-RP) iniciou suas atividades em 2004. O foco do programa é a análise econômica aplicada a problemas específicos, tanto de interesse do setor público como privado, e que contenham, particularmente, estudos quantitativos. Atualmente o programa conta com professores cadastrados segundo suas especialidades definidas pelas suas duas linhas de pesquisa: Microeconomia Aplicada e Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico.

Para ingressar no Mestrado em Economia, os alunos estrangeiros podem participar do processo seletivo regular que ocorre semestralmente. Mais informações sobre o Editais de Seleção podem ser obtidas no site do programa

 

PEC-PG

PEC-PG, o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação, constitui um instrumento de cooperação educacional que o Governo brasileiro oferece a países em desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina, com o objetivo de formar recursos humanos para promover o desenvolvimento desses países. O PEC-PG possibilita aos cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizarem estudos universitários no Brasil, em nível de pós-graduação, com ingresso por matrícula inicial e gratuita, nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras participantes do Programa.

 

Para maiores informações, acesse o site do programa PEC-PG

Read 4476 times