Página do programa

nascente 22

Criado em 1990, o Programa Nascente tem o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, premiando o fazer artístico no âmbito da graduação e da pós-graduação. Foi idealizado na gestão do professor João Alexandre Barbosa, com inspiração da professora Ana Mae Barbosa, então diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

O Nascente, por meio de sua premiação anual, procura reconhecer atores, poetas, músicos, pintores, diretores, escritores, compositores, designers, escultores ou cineastas de grande qualidade no universo de jovens que diariamente circulam pelos vários institutos e faculdades da Universidade.

Em 2003, foi constituída Comissão Acadêmica para aperfeiçoar as diretrizes que norteiam o projeto, além de acompanhar a sua aplicação. Sob a coordenação da professora Maria Cecília França Lourenço, a Comissão é integrada pelos diretores dos órgãos da PRCEU. Desde então, as áreas premiadas são artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular e texto. Além disso, a partir de 2006, um dos vencedores é escolhido para desenvolver a sua arte com um tutor – professor especialista da área.

Agora sob a coordenação do professor Eduardo Tessari Coutinho, a Comissão Acadêmica decidiu pela ampliação das apresentações dos vencedores também pelos campi do interior, sempre que possível.

Assim, o Nascente continua e aprofunda sua atuação, com o objetivo de aproximar a comunidade universitária do fazer artístico de qualidade, estimulando a reflexão sobre a arte e a cultura como valores inexoráveis na formação do indivíduo, da sociedade e da humanidade.

 

PÁGINA DO PROGRAMA