ACESSO AOS SISTEMAS INFORMATIZADOS DA USP E FEA-RP
 

SISTEMA JANUS (ACOMPANHAMENTO DO CURSO E MATRÍCULAS)
Este é o Sistema para acompanhamento do seu curso. Na ficha de aluno você acessará todas as informações sobre o curso, como prazos e disciplinas matriculada. O Sistema também será utilizado semestralmente para efetuar as matrículas online em disciplinas ou de acompanhamento. Salientamos que nos semestres quando o aluno não realizar matrícula em nenhuma disciplina, deverá ser feita a “matrícula de acompanhamento”, pois se ocorrerem dois semestres sem a devida matrícula, o aluno é automaticamente desligado do curso.
1. Acessar https://uspdigital.usp.br/wsusuario/;
2. Ao lado dos campos de “login”, clicar em “primeiro acesso”;
3. Em usuário informar o número USP;
4. No e-mail informar o endereço indicado na ficha de matrícula.

 

REDE SEM FIO EDUROAM (REDE INTERNACIONAL WIFI DE EDUCAÇÃO)
É um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (WiFi), dentro de seus campi e em qualquer localidade do mundo que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.
1. Conectar o equipamento à rede EDUROAM;
2. Fazer login com seu nº USP seguido de @usp.br (ex: 1234567@usp.br) e a mesma senha única cadastrada no Sistema USPDigital (senha do Janus).
Para maiores informações acesse http://eduroam.usp.br/.

 

VPN
Ao utilizar a rede VPN, você poderá, a partir de uma rede particular de Internet (Speedy, Net Virtua, GVT e outras), acessar periódicos e conteúdo restrito para usuários da rede da USP. Para isso, é necessária a instalação de um cliente em seu computador, que está disponível em www.sti.usp.br/atendimento/faq/vpn/vpn-tutoriais/. Os dados de login e senha serão os mesmos dados usados para login no Sistema USPDigital (login e senha única do Janus).

 

E-DISCIPLINAS USP (STOA/MOODLE)
Algumas disciplinas possuem uma plataforma de ensino a distância (EAD) que é usada como apoio às aulas presenciais. Para acessar os materiais disponibilizados na disciplina:
1. Acesse “https://edisciplinas.usp.br/acessar/”;
2. Clique no link "Cadastre-se" e utilize o número USP;
3. É importante que o seu “e-mail alternativo” cadastrado em nossos sistemas esteja atualizado e acessível.
A partir de 24 horas de seu cadastro, o e-Disciplinas USP automaticamente irá lhe vincular aos ambientes criados para as disciplinas que você estiver regularmente matriculado. Caso isso não ocorra, o docente responsável pela disciplina poderá lhe adicionar manualmente ao ambiente da disciplina.
Para maiores informações consulte o site https://docs.atp.usp.br/artigos/ onde você poderá obter manuais de uso e perguntas e respostas frequentes.

 

CRIAÇÃO DE E-MAIL USP
O Sistema Janus envia mensagens administrativas importantes somente para e-mails com domínio @usp.br. O Serviço de Pós-Graduação também envia e-mails importantes (como processos de bolsas e orientações) somente para os e-mails “@usp.br”. Alguns provedores de e-mail acabam descartando as mensagens enviadas por e-mails da USP. Dessa forma é obrigatória a criação e utilização do e-mail “@usp.br” conforme orientações do site https://servicos.sti.usp.br/e-mail/.
Conforme artigo 2º, inciso III, da Portaria GR nº 3662, serão canceladas contas de usuários que venham a se desligar da Universidade de São Paulo, tais como alunos formados, após um período considerado razoável, sendo no máximo de 180 dias após o desligamento, para que o usuário possa preservar os seus dados e redirecionar a sua correspondência eletrônica para outro endereço.

 

COMPUTADORES E IMPRESSÃO
A FEA-RP disponibiliza uma Sala de Estudos para os alunos da Pós-Graduação no subsolo do bloco B2, aberta inclusive aos finais de semana e feriados, com disponibilidade de impressoras e cota individual de 400 páginas por aluno por trimestre, sendo que o próprio aluno deve fornecer o papel a ser utilizado além de aplicativos específicos disponíveis. Para solicitar seu acesso:
1. Acesse o sistema https://app.fearp.usp.br/criacao_conta/;
2. O login deve ser criado com apenas letras e números;
3. Preencha com seus dados pessoais;
4. No campo “responsável”, informe um dos funcionários do Serviço de Pós-Graduação (veja os nomes da equipe clicando na aba "outros" em https://www.fearp.usp.br/pt-br/cpg/fale-conosco.html).
É importante não confundir: este é o procedimento para criação de usuário e senha para acesso aos computadores e sistemas locais da FEA-RP. Ele é diferente dos usuários e senha única dos Sistemas USP Digital.

 

 

UBAS/RP - UNIDADE BÁSICA DE ASSISTÊNCIA Á SAÚDE:

A concessão dos Serviços Médicos e Complementares pela Universidade de São Paulo aos seus servidores, e respectivos dependentes, é realizada através das Unidades Básicas de Assistência à Saúde – UBAS, do Departamento de Assistência à Saúde. Consulte mais informações em http://www.prefeiturarp.usp.br/page.asp?url=ubas.


INFRAESTRUTURA FÍSICA

 

A FEA-RP é constituída de cinco edifícios, sendo um edifício central, com atividades administrativas, didáticas e laboratórios; dois blocos exclusivos para professores e outros dois blocos destinados às atividades didáticas. Conta com 20 salas de aula, sendo duas utilizadas como laboratórios de informática, todas com projetor, microcomputador e ar condicionado, além de um anfiteatro para 137 pessoas (já incluso um assento para obeso) e espaço para dois cadeirantes e uma sala para qualificação e defesa de teses, com equipamento de videoconferência/multiconferência. Estão disponíveis também para os programas de pós-graduação cinco salas para reuniões com videoconferência. Para os grupos de pesquisa estão alocadas três casas com área total de 332 m².

A FEA-RP possui três salas para estudos da pós-graduação, com 80 lugares individuais, seis salas de reuniões para grupos de até 6 pessoas e uma sala de estudos com estrutura de informática com capacidade para 28 discentes. Disponibilizamos, a cada aluno, uma cota de impressão de 405 cópias por trimestre.

A FEA-RP conta, ainda, com três salas para estudos da graduação, sendo duas salas com 27 lugares para estudos individuais e uma com 35 lugares e sete salas para reuniões com grupos pequenos, entre 4 e 6 lugares.

 

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA FEA-RP
A USP centraliza a aquisição de softwares contratando licenças institucionais de vários aplicativos científicos, que são distribuídas para todos os interessados na Universidade. Os aplicativos contratados no momento são: Economática; Stata 15; Stat Tranfer; S-Plus 8.1; Ox Metrics Enterprise; Eviews 7; Eviews 9; SPSS 17. Todos os nossos alunos e docentes possuem acesso ilimitado nesses aplicativos. Além desses possuímos acesso a base de dados Thomson Reuters a partir de uma licença alocada em laboratório.

 

RECURSOS DE INFORMÁTICA DA FEA-RP
Os recursos de informática são gerenciados de forma centralizada pela FEA-RP/USP, contando com uma equipe (um analista e seis técnicos), que prestam suporte e realizam os desenvolvimentos necessários junto aos laboratórios, salas de aula e de professores. Os recursos gerais de apoio às atividades da escola compreendem:
• 10 Servidores de rede com Citrix Xenserver, trabalhando em cluster, distribuindo computares e servidores virtuais com MS Windows e Linux;
• 4 Storages de rede tipo NAS/ISCSI;
• 340 microcomputadores/notebooks rodando em plataforma Windows 10 Professional e Office 2013/2016/2019 Pro Plus;
• 50 impressoras;
• 24 Projetores Multimídia;
• 8 Televisores;
• 5 Equipamentos de videoconferência;
• 2 Laboratórios de aula com uso de terminais de conexão;
• 3 laboratórios para graduação e pós-graduação, contendo computadores e impressoras.
• Internet sem fio USPNet, Eduroam e FEARP disponíveis em todas as dependências.


INFRAESTRUTURA PARA DOCENTES VISITANTES
 
SALA DE TRABALHO
Cada departamento possui suas salas destinadas ao recebimento de docentes visitantes, bem como a política de uso. A utilização deverá ser previamente agendada junto aos mesmos.
 
ACESSO À REDE WI-FI
É necessário solicitar ao Serviço de Pós-Graduação através de e-mail (posgrad@fearp.usp.br), com antecedência de 24 horas, a criação de um “login” para acesso. Na solicitação deverão ser informados nome completo, e-mail, telefone de contato e o período de permanência na FEA-RP.
 
ACESSO A COMPUTADORES DAS SALAS DE AULA
A mesma senha de acesso ao terminal de impressões (usuário “visitante-pgrd” e senha “d41d8c”) pode ser utilizada em qualquer terminal da FEA-RP, inclusive nas salas de aula.

OUTRAS INFRAESTRUTURAS
 

O Campus USP de Ribeirão Preto possui uma área total de 240 alqueires, com mais de 132 mil m2 de área edificada, oferece 1385 vagas em seus cursos de graduação. Atualmente conta com cerca de 6.776 alunos de graduação e 3.517 alunos de pós-graduação, 2.206 alunos de outros cursos, como especialização, MBA, residência e atualização, totalizando um número de 12.489 alunos. Para atender esse público são 948 professores e 1.749 funcionários. Abriga oito unidades de ensino e pesquisa: Faculdade de Medicina (FMRP), Escola de Enfermagem (EERP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), Faculdade de Odontologia (FORP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP), Faculdade de Direito (FDRP) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP); E, ainda, a Prefeitura do Campus, Serviço de Verificação e Óbitos do Interior (SVOI), Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Superintendência de Tecnologia da Informação, Hospital das Clínicas (HC-FMRP) e o Hemocentro, além de uma dezena de órgãos e apoio e do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, com 80 empresas incubadas, 55% delas startups de alunos USP.

O Campus contribui para a comunidade com 24.433 atendimentos odontológicos, 215.000 exames laboratoriais e o Hospital das Clínicas da FMRP oferece aproximadamente 26.589 cirurgias, 31.092 internações, 2.506.635 exames laboratoriais e 573.000 consultas sendo 70.000 realizadas nos Centros de Saúde e Escola.

O Campus é responsável por 4% do total das pesquisas do país, sendo também considerado o 7º maior centro de produção e o 3º em produtividade no Brasil.

 

BIBLIOTECA CENTRAL DO CAMPUS
A USP é uma das principais universidades do mundo, sendo referência de produção intelectual e acervo bibliográfico no Brasil.
A Biblioteca do Campus de Ribeirão Preto conta com o seguinte acervo: 126.014 Livros, 19.907 teses/dissertações, 3.375 títulos de periódicos nacionais e internacionais e 1.048 multimeios (mídias, digitais, como vídeo, DVD's, CDs, etc), 111.616 produção científica do corpo docente e acesso no Portal de Periódicos CAPES a mais de 45.000 Títulos de periódicos com textos na íntegra, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Acesse mais informações em http://bcrp.prefeiturarp.usp.br/.

 

INFRAESTRUTURA PREDIAL E SOCIAL CAMPUS
O Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão) oferece duas opções de hospedagem aos alunos de pós-graduação. A primeira diz respeito à Moradia Estudantil da pós-graduação, que conta com 34 vagas, sendo os alunos selecionados por critérios socioeconômicos. A segunda opção consiste nas Casas de Hóspedes e Casa de Hóspedes Estrangeiros que, situadas no Campus, oferecem hospedagem a preços módicos, em três casas totalizando 35 leitos.

 

CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO (CETI-RP)

Cabe aos centros executar as atividades e estratégias para administração técnica da USPnet definidas pela STI. Essa administração inclui o gerenciamento de toda a infraestrutura da rede de comunicação da USP composta por cabos ópticos, cabos metálicos, equipamentos eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos ou ópticos, por onde são encaminhados dados, vídeo e voz, permutados entre usuários e sistemas de informação. Acesse mais informações em https://cetirp.sti.usp.br/competencias/infraestrutura/.