INFRAESTRUTURA FÍSICA

A FEA-RP é constituída de cinco edifícios, sendo um edifício central, com atividades administrativas, didáticas e laboratórios; dois blocos exclusivos para professores e outros dois blocos destinados às atividades didáticas. Conta com 20 salas de aula, sendo duas utilizadas como laboratórios de informática, todas com projetor, microcomputador e ar condicionado, além de um anfiteatro para 139 pessoas (já inclusos um assento para cadeirante e um para obeso) e uma sala para qualificação e defesa de teses, com equipamento de videoconferência/multiconferência.

A FEA-RP possui três salas para estudos da pós-graduação, com 83 lugares individuais e seis salas de reuniões para grupos de até 6 pessoas. Disponibilizamos, a cada aluno, uma cota de impressão de 405 cópias por trimestre.Consulte as normas de uso da sala de Pós-Graduação e as normas de uso dos armários.
A FEA-RP conta, ainda, com três salas para estudos da graduação, sendo duas salas com 28 lugares para estudos individuais e uma com 37 lugares e sete salas para reuniões com grupos pequenos, entre 4 e 6 lugares.

O Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão) oferece duas opções de hospedagem aos alunos de pós-graduação. A primeira diz respeito à Moradia Estudantil da pós-graduação, que conta com 34 vagas, sendo os alunos selecionados por critérios socioeconômicos. A segunda opção consiste na Casa de Hóspedes que, situada no Campus, oferece hospedagem a preços módicos, com duas casas totalizando 23 leitos.

LABORATÓRIO

A USP centraliza a aquisição de softwares contratando licenças institucionais de vários aplicativos científicos, que são distribuídas para todos os interessados na Universidade. Os aplicativos contratados no momento são: Economática; Stata 14; Stat Tranfer; S-Plus 8.1; Ox Metrics Enterprise; Eviews 7; Eviews 9; SPSS 17. Todos os nossos alunos e docentes possuem acesso ilimitado nesses aplicativos.

 BIBLIOTECA

AA USP é uma das principais universidades do mundo, sendo referência de produção intelectual e acervo bibliográfico no país. A Biblioteca do Campus de Ribeirão Preto conta com o seguinte acervo: 135.637 Livros, 23.349 teses/dissertações, 5.411 títulos de periódicos nacionais e internacionais e 1.047 multimeios (mídias, digitais, como vídeo, DVD's, CDs, etc), 103.583 produção científica do corpo docente e acesso a mais de 30.000 periódicos com textos na íntegra no Portal CAPES.

A FEA-RP/USP conta ainda com o acesso, por intermédio da Universidade de São Paulo, a importantes bases de periódicos disponíveis online, algumas delas em convênio com a própria CAPES. As bases incluem acesso a journals internacionais de primeira linha, como é o caso do JSTOR, assim como uma extensa lista de journals de qualidade e especializados por temas, sejam internacionais (por exemplo, Wiley Online Library e SCIENCE DIRECT) ou nacionais (como o SCIELO).

O acesso é feito pelo Portal da Busca Integrada, que é uma solução de busca e descoberta que integra os recursos informacionais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP). Nesta interface única obtêm-se resultados dos recursos impressos e digitais disponíveis no SIBi (acesso pelo site www.usp.br/sibi ). Por meio dele é possível acessar uma coleção de cerca de 106 mil periódicos online em texto completo, atualizada constantemente. Contém: periódicos assinados pela USP, periódicos de acesso gratuito e periódicos do Portal da CAPES (www.periodicos.capes.gov.br )

Há um convênio entre as bibliotecas da FEA-RP/USP e a FEA/USP, uma das bibliotecas mais completas da América Latina, na qual os alunos e professores podem ter acesso ao acervo de ambas unidades, inclusive acesso virtual ao ProQuest. O acervo físico da Biblioteca pode ser consultado por meio do Banco de Dados Dedalus (acesso pelo site www.usp.br/sibi ), que é alimentado pelo acervo das 46 bibliotecas da USP.

Além do acervo físico, a biblioteca também oferece acesso a materiais de outras unidades da USP e de bibliotecas de outras instituições por meio do EEB (empréstimo entre bibliotecas da USP, Unesp, Unicamp) e COMUT (bibliotecas nacionais e do exterior), e acesso a diversas bases de dados e serviços:

Bases:

1) ProQuest: É uma base de dados exclusiva à comunidade FEA (via rede e acesso por senha) e de livre acesso à comunidade em geral na consulta à estação local, sem custo para a pesquisa (apenas com pagamento das páginas impressas). O ProQuest é uma das bases de dados mais

utilizadas no mundo, que oferece acesso a textos completos de publicações científicas do mundo todo.

2) SCOPUS - A base SCOPUS indexa mais de 14.000 títulos de 4.000 editoras nas diversas áreas do conhecimento, possui cerca de 27 milhões de resumos, incluindo citações, desde 1996, com uma interface amigável. Os textos completos de revistas assinadas pelo Consórcio CRUESP/Bibliotecas (USP/UNESP/UNICAMP) são visualizados a partir dos resumos, como também é possível verificar artigos científicos na Web automaticamente,).

3) WEB OF SCIENCE - conjunto de bases de dados de citações também conhecidas como Science Citation Index, Social Science Citation Index, Arts and Humanities Citation Index), compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information).

4) The New Palgrave Dictionary of Economics - Obra de referência dirigida à área de economia, possui mais de 1.850 artigos escritos por mais de 1.500 economistas de renome internacional, proporcionando uma visão geral da economia atual.

5) JSTOR- base internacional de textos completos com abrangência a diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências humanas e ciências sociais aplicadas.

6) Ebsco – Bases de citações e textos completos em diversas áreas do conhecimento, incluindo Negócios e Economia.

Serviços:

1) COMUT - Comutação Bibliográfica: solicitação de artigos de periódicos, teses e trabalhos de eventos existentes em outras bibliotecas nacionais e estrangeiras, mediante pagamento, cujo valor é estipulado pelo IBICT. Esse sistema permite o acesso a cópias de materiais de outras bibliotecas, incluindo-se aí as bibliotecas da USP, da FGV e bibliotecas internacionais.

2) EEB- Empréstimo entre Bibliotecas – Intercâmbio de publicações entre as Bibliotecas da USP, UNESP e UNICAMP.

Portanto, o nosso aluno e corpo docente têm acesso direto na produção intelectual no Brasil e no mundo.

RECURSOS DE INFORMÁTICA

Os recursos de informática são gerenciados de forma centralizada pela FEA-RP/USP, contando com uma equipe (um analista e seis técnicos), que prestam suporte e realizam os desenvolvimentos necessários junto aos laboratórios, salas de aula e de professores. Os recursos gerais de apoio às atividades da escola compreendem:

  • 10 Servidores de rede com Citrix Xenserver, trabalhando em cluster, distribuindo computares e servidores virtuais com MS Windows e Linux;
  • 334 microcomputadores/notebooks rodando em plataforma Windows XP e 10 Professional, e Office 2010/2013/2016 Pro Plus;
  • 50 impressoras;
  • 24 Projetores Multimídia;
  • 5 Televisores;
  • 5 Equipamentos de videoconferência;
  • 2 Laboratórios de aula com uso de terminais de conexão;
  • 3 laboratórios para graduação e pós-graduação, contendo computadores e impressoras;
  • Internet sem fio USPNet, Eduroam e FEARP disponíveis em todas as dependências.

INFRAESTRUTURA PARA DOCENTES VISITANTES
 
SALA DE TRABALHO
Cada departamento possui suas salas destinadas ao recebimento de docentes visitantes, bem como a política de uso. A utilização deverá ser previamente agendada junto aos mesmos.
 
ACESSO À REDE WI-FI
É necessário solicitar ao Serviço de Pós-Graduação através de e-mail (posgrad@fearp.usp.br), com antecedência de 24 horas, a criação de um “login” para acesso. Na solicitação deverão ser informados nome completo, e-mail, telefone de contato e o período de permanência na FEA-RP.
 
ACESSO A COMPUTADORES DAS SALAS DE AULA
A mesma senha de acesso ao terminal de impressões (usuário “visitante-pgrd” e senha “d41d8c”) pode ser utilizada em qualquer terminal da FEA-RP, inclusive nas salas de aula.