No Brasil

USP

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

O Programa de Iniciação Científica da USP é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação científica à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. É dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

Valor da Bolsa: R$ 400,00 mensais

Normas aqui

Duração da bolsa: 12 meses

 

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) foi criado pelo CNPq no sentido de estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Os objetivos do Programa são: Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, e; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

Valor da Bolsa: R$ 400,00 mensais

Normas aqui

Duração da bolsa: 12 meses

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA SEM BOLSA

Os docentes interessados na orientação de estudantes de iniciação científica sem bolsa deverão solicitar informações sobre como realizar a inscrição à Secretaria da Comissão de Pesquisa, pelo e-mail cpq@fearp.usp.br.

 

FAPESP

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo oferece bolsas a alunos de cursos de graduação para desenvolverem atividades de pesquisa sob a orientação de um pesquisador experiente com a titulação mínima de doutor.
As inscrições são feitas diretamente pelo professor orientador e pelo aluno no site da FAPESP em fluxo contínuo (abertas o ano todo).
Valor da bolsa

Normas aqui

Duração da bolsa: 12 meses


OUTROS AUXÍLIOS

PROGRAMA ENSINAR COM PESQUISA

A finalidade do Programa é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento no campo do ensino de graduação e investir no desenvolvimento das competências docentes e discentes no campo do ensino e da pesquisa.

Mais informações no Serviço de Graduação.


PROGRAMA DE TUTORIA CIENTÍFICO-ACADÊMICA

O Programa de Tutoria Científico-Acadêmica é parte da política de valorização do ensino de graduação e integra o conjunto das ações destinadas ao apoio à permanência e à formação estudantil na Universidade de São Paulo.

Mais informações no Serviço de Graduação.


PROGRAMA APRENDER COM CULTURA E EXTENSÃO

A finalidade do programa é fomentar as ações de cultura e extensão por meio das atividades do corpo discente, de forma a contribuir para a sua formação no campo da extensão universitária.

Mais informações na Seção de Apoio Acadêmico.

 

Lido 2368 vezes Última modificação em Quarta, 22 Julho 2015 10:59
Mais nesta categoria: No Exterior »