Rafael de Freitas Souza

Telefone: (0xx16)3315-3899

E-Mail: fsrafael [at] usp.br

Currículo Lattes

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Servidor público há dezoito anos, tendo ocupado cargos de chefia, direção, coordenação e assessoria; além do magistério no Ensino Superior em cursos de graduação e MBAs. Atualmente, é Professor da Área de Ciência de Dados da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP). Possui experiência com a programação direcionada à coleta, ao tratamento, à análise e à apresentação de dados, atuando com técnicas de Machine Learning e de Deep Learning, incluindo as Análises Espaciais. É autor da library overdisp for R, módulo computacional registrado pelo CRAN (The Comprehensive R Archive Network); e do livro Data Science, Analytics and Machine Learning with R, distribuído em 60 países pela Academic Press. Também é membro associado da Aliança Tropical das Águas (Tropical Water Research Alliance - TWRA) e Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Linhas de pesquisa

Análises Espaciais

Deep Learning

Estatística Multivariada

Machine Learning

Performance Organizacional

Artigos selecionados

• Multilevel Ordinal Logit Models: A Proportional Odds Application Using Data from Brazilian Higher Education Institutions

AXIOMS. vol. 13, p. 47, 2024

Freitas Souza, R.; LIMA, F. G.; CORREA, H. L.

• overdisp: an R package for direct detection of overdispersion in count data multiple regression analysis

INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS INTELLIGENCE AND DATA MINING. vol. 20, p. 327-344, 2022

FREITAS SOUZA, R.; FAVERO, L. P. L.; BELFIORE, P.; CORREA, H. L.

• Zero-Inflated Generalized Linear Mixed Models: A Better Way to Understand Data Relationships

MATHEMATICS. vol. 9, p. 1100, 2021

FAVERO, L. P. L.; HAIR. JR., J. F.; FREITAS SOUZA, R.; MAGALHAES, M. A.; BRUGNI, T. V.