Valquiria Padilha

Telefone: (0xx16)3315-0510

E-Mail: valpadilha [at] usp.br

Currículo Lattes

Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990); Especialização em estudos do lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1992); Mestrado em Sociologia (Sociologia do Trabalho) pela Universidade Estadual de Campinas (1995); Doutorado sanduíche em Ciências Sociais - Université de Bourgogne, em Dijon, na França (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez pós-doutorado em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos (2005). Fez pós-doutorado no departamento Travail, Economie et Gestion da Téluq/UQAM em Montreal, Canadá (2010). Fez Pós-Doutorado no CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) da Universidade do Minho, Braga, Portugal (2020). É Professora Doutora na FEA-RP, Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto-SP. Leciona disciplinas nas áreas de sociologia para o curso de Administração. Nos últimos anos, vem pesquisando e publicando sobre: 1) Sociedade de Consumo, Consumismo, Juventude e consumo, influenciadores digitais, Shopping Center; 2) Aspectos psicossociais do trabalho; Sofrimento do trabalhador; Trabalho e emoção; Precarização do trabalho; Assédio Moral no trabalho.

Linhas de pesquisa

Emoções nas Organizações

Estudos Críticos na Administração

Sociologia do Consumo

Sociologia do Trabalho

Trabalho e Subjetividade

Artigos selecionados

• The importance of digital influencers for consumption desire formation in young portuguese people

ACTA SCIENTIARUM. HUMAN AND SOCIAL SCIENCES. vol. 44, p. 01-14, 2022

PADILHA, V.; PALOS, A. C. P.; VEIGA, C.

• Nojo, humilhação e controle na limpeza de shopping centers no Brasil e no Canadá

CADERNOS CRH. vol. 27, p. 329-346, 2014

PADILHA, V.