Lunes, 17 Junio 2013 10:51

Grupo Ravidan faz duas apresentações no Centro Cultural da USP

O grupo musical Ravidan realiza dias 20 e 26 de junho, às 21 horas, no Centro Cultural da USP (antiga Capela), o show "Nova Bossa". A apresentação faz parte do Projeto de Incentivo à Cultura – Ravidan, uma parceria do grupo de pesquisas InGTec, (núcleo de pesquisas em inovação, gestão empreendedora e competitividade) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP com o Conservatório Contraponto e tem como objetivo a divulgação de novos talentos da região de Ribeirão Preto e a formação de novos músicos.

As apresentações da USP são os primeiros passos do projeto de elaboração de um modelo de gestão para realização de eventos culturais. Após esta experiência concreta de organização de um evento cultural, as informações resultantes serão organizadas para posteriormente serem compartilhadas com outros artistas.

Ravidan

O Ravidan é formado por Vitor Zafer no vocal e guitarra, Leandro Lima também no vocal e baixo, e Daniel Vilas Boas na bateria. Para sua apresentação o grupo selecionou algumas composições da Música Popular Brasileira, especialmente das décadas de 60 a 70, que representaram manifestações musicais e rítmicas marginalizadas como, por exemplo, Maracatu, Maxixe, Afoxé. Neste repertório, o grupo inseriu novos aspectos e gêneros musicais como o Rock'n Roll, Free Jazz, Fusion e Hi-Tech, até Drum'n Bass, formando um novo métier à disposição do músico e proporcionando uma nova fruição estética por meio da proposição de uma nova poética da linguagem musical.

Nestes resgates e novas propostas estéticas e poéticas, o Ravidan segue o caminho trilhado por músicos como o grupo de Arrigo Barnabé com seu experimentalismo musical da década de 70 e 80. Estas experimentações, no entanto, se deram majoritariamente por meio de gravadoras independentes, sem espaço na grande mídia.

Em seu trabalho o Ravidan busca constituir um elo entre as novas tendências e a música que pretende resgatar, priorizando a música vocal. Desta forma, o grupo atinge o público jovem, fazendo com que não se sintam estranhos à cultura musical das décadas anteriores. A proposta apresenta aos mais jovens uma música que contém elementos já familiarizados por ele, servindo como ponto inicial para estimular o interesse. Ao mesmo tempo, apresenta também elementos ainda desconhecidos pela maioria desse público.

Dentro desse contexto espera-se criar pontos de articulação entre a cultural musical já imbuída nesse público e a cultura musical até então distante, desprezada pelas grandes mídias e por seu público. Desta forma, O grupo tem como objetivo apresentar uma musica de qualidade, até então reservada aos nichos constituídos exclusivamente de músicos, para o grande público, formado principalmente de jovens.

No repertório do show estão releituras de músicas já consagradas da MPB como Tarde em Itapuã, Canto de Ossanha, Berimbau, Cálice, Cio da Terra, Fé Cega - Faca Amolada, Flor da Pele - O que Será, Cruzada, Nada Será como Antes, Arrastão, Deus lhe pague entre outras. A apresentação também mescla o repertório tradicional com músicas autorais como Chuá, Dom da Vida, DJ acerta o play, entre outras.

A entrada para o show é gratuita graças ao apoio de instituições e empresas que valorizam a cultura e apoiam este evento.

O evento é uma realização do Ingtec, Conservatório Contraponto e Zafer Produções e conta com o patrocínio da Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Cooperativa Cooxupé, Fundace, Inepad, Citroen Independance, Nova Digital, Ceise, Livraria Atlas, Editora Atlas, Gráfica Copium, Markestrat, Radio Jovem Pam, Agencia JOB, Guitar Music e Uniseb.

Os convites estarão disponíveis para serem retirados no Conservatório Contraponto (Rua Tamandaré 620, fone 3612-2827), na Livraria Atlas do campus da USP de Ribeirão Preto e na Secretaria Acadêmica do Uniseb.

Para conhecer mais do trabalho do grupo Ravidan curta a fanpage do grupo no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Ravidan/425491900860336)), ou acesse o site www.ravidan.com.br, ou entre em contato com ravidan.rp@gmail.com .