Martes, 17 Mayo 2016 09:29

Alunos e professores da FEA-RP participarão da Operação Itapemirim do Projeto Rondon

Written by
(1 Vote)

Um grupo de alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) terá a oportunidade de aplicar o que aprendeu em sala de aula e exercer cidadania. Eles participarão da Operação Itapemirim, do Projeto Rondon, de 15 a 31 de julho, levando aos moradores da cidade Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, diversas atividades relacionadas aos temas comunicação, trabalho, meio ambiente e tecnologia/produção.

Acompanhados das professoras Sonia Valle Walter Borges de Oliveira e Irene Kazumi Miura e do aluno da Faculdade de Direito (FDRP/USP) Frederico Espinoza Cerruti, eles também desenvolverão atividades nos distritos de Pedra Menina e Mundo Novo, além de outras comunidades do entorno.

“Essa será uma experiência impagável para os alunos”, afirma a professora Irene, que embarca para participar pela segunda vez de uma operação do Projeto Rondon. “A premissa que temos no estado de São Paulo é diferente de outros estados do Brasil e esse choque de realidade será bom tanto para os alunos quanto para nós professores”, completa.

Os alunos serão os protagonistas no desenvolvimento das atividades que serão aplicadas aos moradores da cidade, dos distritos e das comunidades dessa região do Espírito Santo conhecida pela forte cultura do café, do leite e da cachaça artesanal.

O turismo será um dos pontos chave a ser trabalhado durante a Operação, já que alunos e professores acreditam que o setor alavancará também a venda dos produtos produzidos na região.

Expectativas – O projeto desenvolvido pelos alunos e professoras da FEA-RP foi um dos escolhidos dentre mais de 270 enviados de diversas instituições de ensino de todo o Brasil.

Além de aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula, os alunos terão a oportunidade de colocar à prova uma das características mais desejadas pelos empregadores no mercado de trabalho: trabalho em grupo.

“O ritmo de trabalho durante o Projeto Rondon é intenso, com atividades em todos os períodos. Os alunos terão que lidar com pessoas diferentes e conviver com alunos de outro grupo”, explica a professora Sonia, referindo-se aos estudantes de outras unidades da USP que também participarão da Operação Itapemirim abordando os temas saúde, educação, cultura e direitos humanos.

Os alunos concordam. “Com certeza vamos aprender muito mais do que ensinar”, diz Beatriz Macedo. A estudante Mariana Caran acrescenta. “Essa será uma grande oportunidade de desenvolver o que aprendemos”.

“[Participar do Projeto Rondon] é uma forma de devolver para a sociedade tudo o que a USP pôde oferecer para a gente”, avalia a universitária Marcela Marques.

“Queremos aflorar ainda mais as iniciativas que já existem no local e estruturar algo para que os moradores possam tocar sozinhos”, planeja o aluno Aaron Felipe Grassmann.

Confira a lista de professores e alunos inscritos na Operação Itapemirim:

Professores:

Sonia Valle Walter Borges de Oliveira

Irene Kazumi Miura

Paulo Sergio Miranda Mendonça (suplente)

Alunos:

Aaron Felipe Grassmann – 5º ano Administração noturno

Carolline Massari - 5º ano Administração noturno

Beatriz Macedo – 3º Administração diurno

Luis Graton – 4º ano Economia Empresarial e Controladoria (ECEC)

Marcella Benatti – 4º ano Administração noturno

Marcela Marques – 5º ano Administração noturno