Jueves, 29 Octubre 2015 10:17

Workshop discute futuro dos cursos online abertos

Written by
(1 Vote)

O XII Workshop NPT, que será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) no dia 6 de novembro, discutirá o futuro dos cursos online abertos e massivo (MOOC – na sigla em inglês Massive Open Online Course).

A palestra sobre o tema será ministrada pelo professor Carlos Souza, do Portal VEDUCA, e debatido pela professora Márcia Aparecida Figueiredo, coordenadora geral de Educação a Distância do Centro Universitário Barão de Mauá.

Os MOOCs são cursos abertos ofertados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais, para um grande número de alunos. Normalmente gratuitos, esses cursos não exigem pré-requisitos para participar, mas também não oferecem certificados de participação.

Coursera e edX são as mais famosas plataformas que oferecem os MOOCs, mas universidades como Harvard, Stanford e a USP também oferecem os cursos neste formato. A estimativa é que atualmente sejam oferecidos cerca de quatro mil cursos diferentes em todo o mundo.

- Workshop

O tema principal do XII Workshop NPT é a Educação a Distância. Organizado pelo grupo de pesquisa Núcleo Para o Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes Educacionais (NPT) da FEA-RP/USP, o evento contará com palestras sobre diferentes temas relacionados ao EaD, uma das principais vertentes da modalidade de ensino que cresce a cada ano no Brasil. Outro destaque da programação é o minicurso de quatro horas “Produção de materiais instrucionais para EaD”.

A participação no evento poderá ocorrer de modo presencial ou por meio de transmissão via web ao vivo. As inscrições podem ser feitas no site http://workshop.npt.com.br/index.php/inscricoes. A taxa é de R$ 10.

O XII Workshop NPT é organizado em parceria com a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Centro Universitário Claretiano de Batatais e Centro Universitário Barão de Mauá.

Mais informações pelo site http://workshop.npt.com.br ou pelo e-mail dutra@usp.br

Confira a programação:

8h15: Abertura

8h30: Palestra: O uso de Tablets e Smartphones na Educação - José Rubens Machado - Ahead/Apple e Nádia Lunardi - Uniara

9h: Discussão - Dyjalma Antônio Bassoli - Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

9h30: Palestra: A tutoria na Educação a Distância - Amali de Angelis Mussi - Universidade Estadual de Feira de Santana

10h: Discussão - Evandro Luís Ribeiro - Centro Universitário Claretiano

10h30: Café