Martes, 13 Noviembre 2012 00:00

Seminário reúne na USP de Ribeirão Preto missão holandesa, pesquisadores e lideranças do agronegócio nacional

(1 Vote)

O desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil, tendo em vista a segurança alimentar mundial, o papel do conhecimento e da tecnologia, e os sistemas de financiamento e de inovação. Este são alguns do temas que serão abordados no seminário “O Futuro da Indústria Alimentar”, que reunirá a Missão Comercial Holandesa em visita ao Brasil, pesquisadores da Universidade de São Paulo e lideranças do agronegócio brasileiro, dia 20 de novembro, na USP de Ribeirão Preto.
       O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura e Comércio Exterior do Países Baixos e pela Universidade de São Paulo, terá início a partir das 8h20, no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. A comitiva será recebida pelo vice-reitor de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade. Pelo vice-diretor da FEA-RP, Alberto Borges Matias e pela presidente da Comissão de Relações Internacionais da faculdade Luciana Morilas.
       O evento visa identificar possibilidades de cooperação Brasil - Holanda no setor agroalimentar e discutir questões importantes como a escassez de recursos e o uso sustentável da terra. Ainda em Ribeirão Preto, a comitiva visitará a empresa CRV Lagoa, uma das líderes do mercado mundial de genética bovina e, desde 1998, controlada pela CRV, empresa internacional de melhoramento genético, dirigida por cooperativas de produtores holandeses e belgas.
Missão Holandesa - Com o objetivo de estreitar as relações comerciais entres Brasil e Holanda em diversos setores, incluindo o ramo agroalimentar, uma missão comercial desembarca em Brasília no próximo dia 19 de novembro. A comitiva traz, entre outras autoridades, Suas Altezas Reais, o Príncipe de Orange e a princesa Máxima, o Ministro de Comércio Exterior e Desenvolvimento e representantes de 175 empresas e institutos holandesas inovadores.
       Além de Ribeirão Preto, a missão oficial passará por Brasília, São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Entre os diversos compromissos estão um encontro com o Ministro da Agricultura.
       Participarão da missão ao Brasil 12 empresas holandesas do setor de agronegócios: AgrenNewEnergy, Agriment international, D.E. Master blenders, Farm Frites, Flevolof, Koppert, La Red Food, Metazet, Rabobank International, Duyvis Wiener, Jan Oskam BV, e WP Haton. Também estará presente o presidente da Wageningen Universidade e Centro de Pesquisa, um dos mais reconhecidos no setor. O investimento em educação, pesquisa e desenvolvimento permite ao país ser o criador de tecnologias para a elaboração de produtos mais saudáveis e de alta qualidade, com alta produtividade. Um bom exemplo é a criação de uma tecnologia que reduz em mais de 70% a água utilizada na produção de alimentos. Entre as quarenta empresas mais influentes no ramo de alimentos e bebidas, quatro são holandesas – Unilever, Vion, Heineken e FrieslandCampina.
       O país ocupa hoje o segundo lugar no mundo em exportações de produtos agroalimentares, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2011, as exportações agrícolas holandesas foram avaliadas em aproximadamente R$ 192 bilhões (9% a mais em relação a 2010). O setor de agronegócios holandês, assim como acontece no Brasil, fornece uma importante contribuição para a balança comercial positiva do país.
Internamente, a indústria agrícola representa quase 10% da economia holandesa, estando entre os três setores que mais contribuem para o PIB. O agronegócio é responsável pela criação de 660 mil empregos, diretos e indiretos.
       O Brasil é o mais importante parceiro de negócios e investimentos da Holanda na América Latina. Somente em 2011, o comércio bilateral registrou US$ 15,9 bilhões, o que representa aumento de 32,6% em relação ao ano anterior. A Holanda ocupa o quarto lugar como parceiro de exportações de empresas brasileiras, sendo também um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil.

Programa:
7h45 Recepção dos Convidados
8h20 Abertura - Prof. Dr. Adnei Melges de Andrade, vice-reitor Eexecutivo de Relações Internacionais da USP
8h30 Palestra - The global picture and the hole of Brazil - Prof. Dr. Marcos Fava Neves (FEA-RP/USP)
8h45 Palestra - How to Finance? -  Sr. Erik Peek (presidente Rabobank do Brasil)
9h00 Palestra - How to Innovate? -  Sr. Aalt Dijkhuizen (presidente da Universidade de Wageningen e do centro de Pesquisas)
9h15 Palestra - How to be Sustainable? - Sr. Ricardo Arioli (Presidente Aprosoja)
9h30 Palestra - Um Business Case - Sr. Johan van der Ven (Diretor de Operações da Nutreco do Brasil)
9h45 Wrup up - Sual Alteza Real Pricensa Máxima dos Países Baixos
9h55 Encerramento

*As palestras serão em inglês e não contarão com o serviço de tradução simultânea.

Para melhor atendimento a todos, solicitamos confirmar presença até dia 19/11 às 12h00 pelo telefone (16) 3931-1313 ou pelo e-mail navarro@outras.com.br

Atendimento à imprensa Embaixada do Reino dos Países Baixos.

Juliana Valentim
juliana.valentim@ogilvy.com