Jueves, 05 Junio 2014 10:23

Confiança dos fornecedores do setor sucroalcooleiro cai após três anos de estabilidade

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS Reed Multiplus/Fundace) fechou o mês de maio com queda de 0,06 pontos na comparação com a rodada anterior (fevereiro), atingindo 0,41 pontos. O índice segue abaixo do nível de confiança que é de 0,50 pontos com queda de 0,15 pontos na comparação com maio de 2013, quando o indicador atingiu 0,56 pontos.

O índice, coordenado pelos professores Dr. Roberto Fava Scare e Dr. Luciano Thomé e Castro, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, é composto por indicadores que medem as expectativas dos gestores e as condições atuais do setor, na avaliação dos próprios entrevistados. Cada indicador é composto por quatro variáveis: economia geral, condições do setor sucroenergético, fornecedores e empresa em geral.

De acordo com o relatório, a queda no ICFSS em maio está vinculada ao fato de que tanto as condições atuais quanto as expectativas em relação ao setor sucroenergético fecharam a rodada com variações negativas. Na rodada de fevereiro as expectativas atingiram 0,49 pontos enquanto que em maio este valor foi de 0,44 pontos. No mesmo período o indicador condições atuais caiu de 0,43 para 0,36 pontos.

O relatório aponta que todas as variáveis que compõem o indicador de condições atuais tiveram queda, quando comparadas com a rodada anterior e com maio de 2013. Dentre as variáveis que compõem os indicadores a única que segue acima do nível de confiança é a que se refere à "empresa no geral", tanto com relação às condições atuais (0,52 pontos) quanto às expectativas (0,55 pontos).

As empresas que responderam a pesquisa destacam esforços do governo para eventos da Copa do Mundo de futebol e as eleições desse ano como fatores que tornam preocupante a atual situação econômica no país. O relatório destaca que as incertezas da situação política geram queda na expectativa para a economia no próximo semestre.

Para ter acesso ao boletim completo acesse: http://bit.ly/ICFSS16.

O que é o ICFSS - O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS) – Reed Multiplus/Fundace é uma ponderação que reflete a maneira pela qual os gestores avaliam as condições atuais e as expectativas em relação à economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, o setor de fornecedores do setor sucroenergético e à própria empresa. Os indicadores variam no intervalo de 0,00 a 1,00. Valores acima de 0,50 pontos indicam empresários confiantes.

Esse indicador é construído bimestralmente por meio de telefonemas e internet pelo Programa de Pesquisas em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – AgroFEA Ribeirão Preto. O ICFSS conta com o apoio da Reed Exhibitions Mutiplus e da Fundace.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1995 pelos docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP para facilitar o processo de integração entre universidade e comunidade. Website: http://www.fundace.org.br/.

Reed Exhibitions Multiplus – fruto de uma associação entre a Multiplus Feiras e Eventos e a Reed Exhibitions, principal organizadora de eventos do mundo, a Reed Exhibitions Mutiplus tem sede em Ribeirão Preto e é responsável por eventos como Fenasucro & Agrocana, ForindSP e Sucroeste.

AgroFEA - Criado em 2010, o AgroFEA visa consolidar as atividades de pesquisa em agronegócios de professores e alunos da FEA-RP. O programa de pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos voltados para a aplicação de modelos de economia, administração e contabilidade que desenvolvam os sistemas agroindustriais (SAGs) e às empresas pertencentes a estes sistemas. Além do ICPRural e ICPSoja, o AgroFEA elabora o Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético. Para acesso ao relatório integral e aos comparativos históricos acesse o site: www.agrofea.fearp.usp.br

Read 2766 times Last modified on Jueves, 05 Junio 2014 10:28