Lunes, 02 Diciembre 2013 16:50

Pesquisa da FEA-RP sobre a gestão na escola pública será lançada em livro

Written by
(1 Vote)

O livro "Gestão e Complexidade na Escola Pública", publicado pela Editora Annablume em parceria com a CAPES/INEP será lançado dia 13 dezembro, às 18 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa, no Prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no câmpus da USP na capital. A obra é fruto de dissertação de mestrado desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

De autoria de Mirna Medeiros, que defendeu dissertação sobre o tema, e dos professores da FEA-RP João Luiz Passador e Cláudia Souza Passador, o livro aponta a gestão da escola pública de ensino básico como razão potencial para o bom desempenho nas avaliações de larga escala aplicadas pelo governo. De acordo com os autores, a qualidade da gestão é relevante para que os alunos consigam bons resultados relativos, considerando as condições socioeconômicas.

A obra apresenta uma discussão quanto à administração e os afazeres do gestor escolar, bem como quanto à administração escolar e a equipe gestora (supervisor, diretor, vice-diretor e coordenador). Na obra os autores apresentam também o resultado de um estudo de caso múltiplo que contemplou dois pares de escolas, um com desempenho acima do esperado e outro com resultado abaixo do esperado em municípios de características distintas dentro do estado de São Paulo.

O livro destaca pontos críticos e questões cotidianas relacionadas à gestão escolar e sugere que uma visão mais pautada nas teorias do caos e complexidade pode ser mais pertinente às complexidades específicas e particulares de cada escola.

A pesquisa foi desenvolvida com auxílio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), na forma de bolsa de mestrado. Também fez parte dos estudos do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/USP), sendo parte do projeto "Análise das condições de oferta da educação em escolas da rede pública estadual para a mensuração do custo-aluno para o financiamento de uma educação básica de qualidade" coordenado pela Profª Cláudia Souza Passador que foi integrante do Observatório Nacional da Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) coordenada e financiada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes).

Atendimento à imprensa:

Outras Palavras Comunicação Empresarial:
Daniel Navarro - Fone: (16) 3931-1313 / 99223-1517
Dulcelene Jatobá - Fone: (16) 3602-0505