Viernes, 01 Noviembre 2013 09:39

Levantamento da USP aponta como está confiança dos produtores rurais

Um levantamento feito pelo Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (AgroFEA) aponta a evolução da confiança dos produtores rurais brasileiros de modo geral e também dos produtores de soja. Segundo o estudo, enquanto a confiança de todos os produtores rurais apresentou queda com relação a julho, os produtores de soja mostram confiança em crescimento.

A medição é realizada por meio do Índice de Confiança do Produtor Rural (IPCRural) e Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPSoja), realizados desde 2010 e que foram encampados pelo AgroFEA. Os índices são compostos por subíndices que abordam quatro tópicos: intenção de compra de insumos, intenção de compra de equipamentos e implementos, avaliação sobre preço do produto cultivado e percepções sobre condições atuais do negócio.

Soja - O ICPSoja cresceu 5% em relação a julho e chegou a 114,4 pontos na rodada de Outubro. Esse resultado expressa otimismo do sojicultor para a safra 2013/14. O subíndice 'condições atuais do negócio', com aumento de 17%, foi o que mais contribuiu a ascensão do índice de soja, refletindo a confiança dos agricultores em relação à produtividade e melhora no seu negócio de modo geral na safra atual. Entretanto, em comparação ao mesmo período de 2012, o ICPSoja registrou resultado 13% menor. Contribuíram para isso os sub-índices 'preços' e 'equipamentos' que registraram quedas de 14% e 8%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2012.

ICPRural – O índice que mede a confiança geral do produtores rurais brasileiros caiu 3% em relação a abril e atingiu os 89,8 pontos, seguindo abaixo do nível de confiança. O subíndice 'equipamentos' teve a maior queda entre os subíndices do indicador, marcando 17% menos que em abril. Já o subíndice 'insumos', marcou 112,7 e, apesar da queda, ainda é o único acima do nível de confiança.

Segundo o Prof. Roberto Fava Scare, coordenador do AgroFEA, os resultados sinalizam maior preocupação do produtor quanto aos investimentos na produção e no controle de pragas.

ICP Rural e o AgroFEA

A partir de outubro de 2013, o AgroFEA - Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP - assumiu a apuração do ICPRural e do ICPSoja, Índices de Confiança do Produtor Rural e do Produtor de Soja, respectivamente.

Os índices são apurados em entrevistas telefônicas com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 estados brasileiros. A coleta é realizada entre o primeiro e o último dia útil de cada trimestre e a divulgação é trimestral. A metodologia foi criada pela empresa Uni.Business Estratégia que realizou o levantamento de 2010 até abril de 2013. A divulgação conta com a parceria do Canal Rural e tem apoio da Universidade de São Paulo por meio do programa Aprender com Cultura e Extensão.

Criado em 2010, o AgroFEA visa consolidar as atividades de pesquisa em agronegócios de professores e alunos da FEA-RP. O programa de pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos voltados para a aplicação de modelos de economia, administração e contabilidade que desenvolvam os sistemas agroindustriais (SAGs) e às empresas pertencentes a estes sistemas. Além do ICPRural e ICPSoja o AgroFEA elabora o Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético. Para acesso ao relatório integral e aos comparativos históricos acesse o site: www.agrofea.fearp.usp.br.