Miércoles, 12 Junio 2013 16:31

Debate "Por que Cotas Raciais?" coloca em questão diversos tópicos sobre o assunto

(2 votes)

O Diretório Setorial dos Estudantes de Ribeirão Preto (DSERP) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizaram na FEA-RP na última quinta-feira o debate "Por que cotas raciais?", que colocou em discussão diversos aspectos sobre o assunto e contou com opiniões favoráveis e desfavoráveis.

Joselício Júnior, membro do Círculo Palmarino (corrente do movimento negro em São Paulo), falou sobre a importância das cotas raciais como política de inclusão de estudantes negros nas universidades. Durante o debate, ele colocou em discussão a questão da meritocracia e afirmou "alunos cotistas têm desempenho igual ou superior ao dos outros alunos".

O professor Marcio Mattos Borges de Oliveira, do Departamento de Administração, também participou do debate e comentou ser amplamente favorável à inclusão social, "mas isso deve começar ainda na infância [no ensino básico]". Ele disse que há boas alternativas para a questão das cotas e citou o cursinho pré-vestibular oferecido pelo Centro Acadêmico da Faculdade como uma forma de oportunidade para a classe de baixa renda ter acesso à universidade pública.

Fabiana Cristina Severi, doutora em Psicologia e professora de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional na Faculdade de Direito (FDRP), não pôde participar do debate devido a problemas de saúde.

Foto: Dulcelene Jatobá

Professor Marcio Mattos Borges de Oliveira