Viernes, 04 Enero 2019 07:09

Perspectivas para 2019 são temas da reunião de dirigentes

(0 votes)

Relatar os trabalhos desenvolvidos durante 2018 e apresentar ideias de ações futuras para o próximo ano foram os dois principais objetivos da Reunião dos Dirigentes da USP, realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, no campus USP “Fernando Costa”, em Pirassununga.

O evento reuniu mais de 100 participantes, entre diretores de unidades, institutos especializados, museus e outros órgãos. Esse foi o terceiro encontro promovido pela atual gestão da Reitoria, que tomou posse em janeiro.

O reitor da Universidade, Vahan Agopyan, deu início à reunião destacando que “a gestão da USP é uma tarefa de todos nós, porque cada um de vocês participa não apenas no Conselho Universitário, mas executando suas atividades no dia a dia da Universidade. Nas duas reuniões anteriores [em fevereiro e em julho], apresentamos nossas ideias. Hoje, vamos apresentar os resultados de alguns dos projetos desenvolvidos ao longo de 2018 e levantar tópicos para ouvir as opiniões de vocês sobre novos projetos para 2019”.

Acompanhe, a seguir, um breve resumo de algumas das apresentações realizadas durante os dois dias da reunião.

Desenvolvimento social

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes apresentou as ações desenvolvidas dentro do Programa USP Municípios, que tem como objetivo criar ambientes de inovação e pôr em prática projetos e ações que promovam o desenvolvimento de municípios e suas regiões, com a formação estratégica de qualificação profissional para os jovens e o fortalecimento das economias criativas.

Hernandes contou que, desde que o programa foi lançado em outubro no campus de Pirassununga, foram promovidos encontros para apresentar o projeto a prefeitos de Ibitinga, Pedreira e Guarulhos e suas respectivas microrregiões. Para 2019, as atividades deverão ser intensificadas.

Inovações

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, falou sobre os projetos desenvolvidos no âmbito da Pró-Reitoria e as inovações implementadas no Vestibular deste ano, como a uniformização das modalidades de vagas – Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI) – para a inscrição na Fuvest e no Sisu.

Baracat também mencionou o trabalho da Comissão de Acompanhamento da Política de Inclusão na USP e a proposta de modernização e inovação das estruturas curriculares dos cursos de graduação.

Redesenho

O pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, deu destaque ao protocolo de intenções assinado entre a USP e a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no dia 12 de dezembro, que permitirá à Universidade a reorganização da oferta dos cursos de pós-graduação de Mestrado e Doutorado.

As mudanças, que ainda serão discutidas com a comunidade acadêmica, consistem, principalmente, no redesenho da estrutura dos programas de pós-graduação, valorizando a formação no nível de doutorado, a mobilidade nacional e internacional dos estudantes nesse nível e os estágios de pós-doutorado.

Comunidade

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria, dentre elas, a promoção de duas edições do Apolo’s Day, encontros para aprimorar o sistema que centraliza a gestão das atividades de extensão universitária da USP.

Dentro da perspectiva de novos projetos para 2019, Maria Aparecida citou o lançamento de um edital, ainda no mês de dezembro, para apoiar iniciativas empreendedoras que impactem na comunidade onde foi aplicada.

Inteligência Artificial

Os principais indicadores da USP relacionados à produção científica foram o mote da apresentação do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto. Segundo ele, a USP publica mais de 14 mil artigos por ano, o que representa a quinta maior produção entre as instituições de pesquisa do mundo, segundo a publicação “Mundo da Pesquisa 2015”, editada pela Elsevier.

Canuto também se referiu ao edital de Apoio a Projetos que Façam Uso de Sistemas Digitais Inteligentes, que vai investir recursos da ordem de R$ 1 milhão em pesquisas relacionadas à área de inteligência artificial. Os selecionados deverão ser divulgados nos próximos dias.

Economia

O coordenador da Administração Geral (Codage) e diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Luiz Gustavo Nussio, abordou as ações voltadas para a economicidade dos processos administrativos, como a otimização e redução de custos nos contratos nas áreas de locação de veículos, reprografia, telefonia móvel, entre outros.

O coordenador comemorou, “com os pés no chão”, o fato de a USP fechar o ano de 2018 com comprometimento do orçamento com folha de pagamento abaixo dos 90%, o menor índice nos últimos quatro anos.

Comunicação

A importância de uma comunicação eficaz entre os cientistas e os jornalistas foi o tema da explanação do superintendente de Comunicação Social (SCS), Luiz Roberto Serrano. A SCS está lançando o guia on-line De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia, de autoria das jornalistas Luiza Caires e Aline Naoe.

A ideia do material é mostrar a estrutura de comunicação da USP e os canais de contato com a imprensa, além de oferecer orientações práticas e informações sobre o funcionamento dos veículos de comunicação.

Por Adriana Cruz, Assessoria de Imprensa da USP.

Read 1417 times Last modified on Viernes, 04 Enero 2019 07:31