Viernes, 06 Octubre 2023 12:50

FEA-RP se reúne com servidores da Polícia Federal para promover a utilização de software público para o gerenciamento de projetos

(0 votes)

Na última quinta-feira, 28 de setembro, o professor Erasmo Gomes, do Departamento de Administração, e Kleber Alexandre Benatti, Chefe da Seção Técnica de Informática da FEA-RP, estiveram reunidos por videoconferência com servidores da Polícia Federal, da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica e Inovação, instância vinculada à Diretoria-Executiva do órgão, e da Divisão de Gestão Estratégica e Inovação, instância vinculada à Diretoria de Tecnologia da Informação, respectivamente.

O encontro, solicitado pela FEA-RP e gentilmente atendido sem formalidades pelos servidores, tratou dos aspectos técnicos da instalação e operacionalização do software público de gerenciamento de projetos, desenvolvido e utilizado pela Polícia Federal, denominado GepNet2, acrônimo para Sistema Gestor de Escritórios de Projetos. O aplicativo possibilita a gestão e o acompanhamento de projetos nas organizações bem como o registro individual do ciclo de vida dos projetos com base em uma visão resumida dos processos do guia Project Management Book of Knowledge (PMBOK) do Project Management Institute (PMI). O software GepNet2 está registrado para a Polícia Federal junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) sob o número INPI BR 51 2014 000773-1.

De acordo com o representante da Polícia Federal, “a versão 3.4.3 do GepNet2 está disponível para download no Portal do Software Público Brasileiro, representando uma ótima opção às organizações que desejem realizar a gestão e o monitoramento de sua carteira de projetos”. Segundo Gomes, “o objetivo é utilizar o software GepNet2 no âmbito das disciplinas de ‘Inovação e Gerenciamento de Projetos em Organizações Públicas’, oferecida para a graduação da FEA-RP, e ‘Estruturação e Gerenciamento de Projetos em Organizações de Saúde’, oferecida pelo docente no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde, uma colaboração acadêmica entre a FEA-RP e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP). Ademais, o docente pretende difundir a utilização do GEPNET2, desenvolvido em código aberto e distribuído gratuitamente sob os termos da licença GPL2, junto às prefeituras da Região Metropolitana de Ribeirão Preto e demais órgãos públicos como metodologia e ferramenta informatizada para o gerenciamento de projetos relacionados aos Planos Plurianuais (PPAs) e às Leis Orçamentárias (LOAs) dos municípios, por meio do oferecimento de cursos e atividades de extensão universitária.

Ainda de acordo com Gomes, outras possibilidades de cooperação entre a FEA-RP e a Coordenação-Geral de Gestão Estratégica e Inovação da Polícia Federal poderão ser oportunamente analisadas pelas instituições por meio dos instrumentos e trâmites adequados.

Por: Prof. Dr. Erasmo J. Gomes; Revisão: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação; Fotografia: STI da FEA-RP.

Read 368 times Last modified on Viernes, 06 Octubre 2023 14:13