Viernes, 26 Agosto 2022 13:41

Departamento de Economia tem nova chefia eleita

(0 votes)

O professor Milton Barossi Filho foi eleito o novo chefe do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e contará ainda com o professor Renato Leite Marcondes como vice-chefe. O mandato da nova gestão terá início no dia 24 de agosto de 2022 e terminará em 23 de agosto de 2024.

O Programa de Gestão da chapa - estruturado sob as perspectivas do ensino, pesquisa e cultura e extensão - foi apresentado a alunos da graduação de Economia, EcEC e Fine, do programa de pós-graduação em Economia Aplicada e a docentes do departamento, em evento realizado no Anfiteatro Ivo Torres no dia 16 de agosto.

milton barossi filho                                             renato leite marcondes

Chefe do Departamento                                         Vice-Chefe do Departamento
Prof. Dr. Milton Barossi Filho                                    Prof. Dr. Renato Leite Marcondes

Segundo Barossi, apesar da boa reputação dos cursos do departamento, vários são os desafios associados à graduação e decorrem da mudança curricular que começou a ser implementada no ano de 2022. Para o docente, a implementação dos novos projetos políticos pedagógicos para os cursos de Economia e Finanças e Negócios deve acontecer de maneira gradual ao longo dos próximos anos e, dentre as alterações previstas, o oferecimento de disciplinas optativas eletivas a partir do 2º semestre de 2024 de maneira a atender as trilhas ou trechos para a formação dos futuros egressos no caso do curso de Economia.

Por sua vez, no que diz respeito ao ensino na pós-graduação, Marcondes destaca o desafio de tentar aumentar as notas do PPGE junto à Capes em um planejamento a longo prazo e a necessidade de manutenção do apoio financeiro a alunos por meio de bolsas de monitoria, bem como para a participação em eventos. Além disso, o docente menciona a necessidade de promover as publicações e incentivar a participação em seminários, mediante um cenário adverso de sobrecarga de disciplinas para determinados docentes.

No que tange à pesquisa, Marcondes entende ser necessário incentivar a atuação de pós-doutores, envolvendo-os no ensino de graduação e pós-graduação e também na pesquisa, e destaca ainda a necessidade de reavaliar o prêmio de publicação do departamento.

Por fim, o Prof. Barossi encerra a apresentação do plano da chapa abordando a temática da cultura e extensão universitária e salienta a importância do apoio aos editores da Revista de Economia Aplicada, a importância do MBA em Economia e a necessidade de reavaliação de apoios financeiros.

Milton Barossi Filho possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Economia pela Universidade de São Paulo e graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da FEA-RP, atua nas áreas de Direito e Economia e possui como linhas de pesquisa: métodos quantitativos aplicados a finanças, finanças, matemática aplicada à economia e estatística econômica.

Renato Leite Marcondes é graduado e possui doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo e é Professor Associado da FEA-RP. Pesquisa sobre história econômica e demográfica, principalmente acerca dos temas: crédito, hipoteca, acumulação de riqueza, cafeicultura, posse de escravos, desigualdade regional e comércio.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Read 461 times Last modified on Viernes, 26 Agosto 2022 13:55