Miércoles, 27 Julio 2022 14:58

Da sala de aula para o campo

(0 votes)

No dia 8 de julho, alunos da disciplina de Contabilidade Empresarial do 1º ano do curso de Administração diurno da FEA-RP realizaram uma visita à Usina São Martinho localizada no município de Pradópolis-SP. Essa visita, coordenada pelo ministrante da disciplina, o Prof. Ricardo Luiz Menezes da Silva do Departamento de Contabilidade da unidade, teve como objetivo conectar a sala de aula com um segmento específico do meio empresarial, como forma de gerar reflexões críticas relacionadas aos objetivos pedagógicos da disciplina.

Alunos da Disciplina Contabilidade Empresarial

De acordo com Silva, a disciplina se propõe a estudar o desempenho financeiro e econômico de entidades de diferentes setores, possibilitando assim a conexão com o mundo empresarial, seja em indústrias, comércio, bancos entre outros. Dessa forma, na concepção do docente, entender o modelo de negócios e suas características torna-se imprescindível para a leitura adequada das demonstrações contábeis, um dos objetivos propostos pela disciplina.

A escolha pelo segmento do agronegócio se justifica pelo fato de o docente ser pesquisador no setor sucroenergético e pela consequente rede de contatos e parcerias estabelecidas ao longo dos últimos anos, a exemplo do Engenheiro em Gestão de Inovação do Grupo São Martinho, Pedro Henrique de Faria Guarnieri, que possibilitou a visita dos alunos.

Em um primeiro momento, os estudantes conheceram a parte agrícola e o centro de monitoramento da usina, o que permitiu ter uma ideia dos cuidados adotados para uma produção de qualidade, fator diretamente relacionado aos resultados contábeis da empresa. Na sequência, foram apresentados aos projetos de inovação por ela adotados de maneira que pudessem relacionar a redução de custos operacionais decorrentes de sua implementação e o aumento do lucro.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de entender na prática a relevância da questão ambiental sobre o resultado financeiro da empresa e como ela pode trazer resultados positivos decorrentes da participação em programas ambientais, como o RenovaBio, que consiste em uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME), lançada em dezembro de 2016, que visa expandir a produção de biocombustíveis, fundamentada na previsibilidade e sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Segundo Silva, essa experiência “possibilitou que os alunos tivessem um conhecimento sobre a proporção dos investimentos, coerente com os números que foram analisados em sala de aula antes da visita”. Para o docente, é essencial oportunizar ao corpo discente experiências que ultrapassem os muros da universidade e assim possibilitar a promoção da compreensão e da capacidade de aplicação dos instrumentos e técnicas da administração a diferentes situações, bem como mostrar na prática a importância do papel do administrador nos diferentes tipos de organização, além das empresariais, tal como se propõe o Projeto Político Pedagógico do curso.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Read 330 times