Lunes, 20 Diciembre 2021 11:55

FEA-RP recebe professor visitante internacional

(3 votes)

Lourenço Senne Paz, da Baylor University, EUA, esteve na FEA-RP por duas semanas para atividades de ensino e pesquisa em conjunto com o professor Fábio Augusto Reis Gomes, do Departamento de Economia e vice-diretor da faculdade.

Professor associado de Economia na Hankamer School of Business, é graduado em Administração Pública pela FGV, mestre e PhD em Economia pela University of Maryland, também nos EUA. Sua pesquisa concentra-se em como o comércio internacional afeta os países em desenvolvimento.

A oportunidade foi financiada pelo Programa de Professor Visitante do Exterior - PrInt USP/CAPES e surgiu por meio de convite do professor Fábio Gomes, com quem Lourenço escreveu alguns artigos em conjunto e foram colegas de mestrado na EPGE-FGV.

Paz explica que, a convite de Gomes, veio à FEA-RP para apresentar sua pesquisa no Seminário Acadêmico do Departamento de Economia. “Fiquei positivamente impressionado com a FEA-RP e durante minha estadia fui informado sobre diversos programas que poderiam subsidiar uma próxima visita à FEA-RP de maior duração”.

Durante sua estadia, Paz ministrou dois minicursos de Comércio Internacional, sendo um para alunos da graduação e outro para alunos da pós-graduação e apresentou um novo trabalho no Seminário Acadêmico.

“Conversei com os alunos do Mestrado a respeito de oportunidades para doutorado em Economia nos Estados Unidos. Mantive encontros com diversos professores da FEA-RP sobre nossas agendas de pesquisa e projetos em andamento e assisti uma apresentação do International Office da FEA-RP acerca das possibilidades de cooperação internacional entre universidades. Por fim, trabalhei com o professor Fábio em um projeto de pesquisa acerca da influência da denominação religiosa no crescimento econômico dos municípios brasileiros no período de 1991 a 2010”.

O professor Lourenço acredita que há possibilidades de desenvolvermos acordos de cooperação entre as duas universidades, principalmente intercâmbio de alunos e professores e a vinda de alunos da Baylor University para cursar o programa de verão da FEA-RP.

Por: Leonardo Rezende

Read 474 times