Programa de Pós-Graduação em Economia

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEARP/USP (PPGE-FEARP/USP) é qualificar recursos humanos para o trabalho em economia aplicada. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos:

i) Fornecer a base conceitual em economia para profissionais que desejam atuar em universidades, empresas e organismos da administração pública e privada e que possam se beneficiar da utilização do ferramental de economia aplicada.

ii) Preparar o aluno para a prática da pesquisa e análise econômica, particularmente na fronteira do conhecimento em Economia Social e Desenvolvimento Econômico.

iii) Promover o intercâmbio de alunos, professores e ideias com outras instituições de docência e pesquisa no Brasil e no exterior e com entidades do setor produtivo.

O programa, que iniciou suas atividades em 2004, conta com o apoio de agências de fomento (como Capes e CNPq) para a concessão de bolsas de estudo. A equipe de professores atua segundo as duas linhas de pesquisa colocadas abaixo:

MICROECONOMIA APLICADA

Nesta linha de pesquisa, o aluno realizará estudos que envolvam a aplicação de conceitos e modelos microeconômicos com perfil empírico / aplicado, visando analisar questões relevantes sob a ótica dos indivíduos, das firmas e das políticas públicas. Nesta linha, encontram-se os trabalhos desenvolvidos em Economia do trabalho, Economia da educação, Economia do crime, Desigualdade de renda, Economia da inovação e Organização Industrial, entre outros.

MACROECONOMIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Nesta linha de pesquisa, o aluno realizará estudos que envolvam a aplicação de conceitos e modelos macroeconômicos também com perfil empírico / aplicado, visando compreender os determinantes do desenvolvimento econômico tanto em nível macroeconômico (inclusive em nível internacional), como também em nível regional e local. Nesta linha, encontram-se os trabalhos desenvolvidos na área de Macroeconomia, Crescimento Econômico, Economia do meio-ambiente, Economia do setor público e Desenvolvimento econômico regional, entre outros.