Monday, 16 November 2015 08:44

Professor da FEA-RP representa o Brasil em discussão global sobre segurança alimentar e sustentabilidade em Washington

O professor Marcos Fava Neves da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) foi um dos representantes do Brasil no evento Food Chain Reaction: A Global Food Security Game. Promovido pela WWF (World Wildlife Fund) e pelo Centre for American Progress, a discussão global sobre segurança alimentar e sustentabilidade reuniu 65 representantes de vários países em Washington, Estados Unidos, de 9 a 11 de novembro.

Fava Neves falou sobre a inserção do Brasil como fornecer mundial de alimentos e as vantagens da cana-de-açúcar como fonte fornecedora de combustível renovável de grandes impactos positivos na esfera econômica, ambiental e social. “O Brasil foi elogiado pela aprovação do Código Florestal e é visto como potência alimentar mundial”, afirma o professor.

O evento de simulação teve como objetivo ajudar a entender como governantes, instituições e empresas devem interagir durante uma crise alimentar global. Os participantes se dividiram em times para representar Estados Unidos, Índia, China, Brasil, Europa e África, além de empresas do setor privado e multinacionais. Para tornar o jogo realístico, os participantes eram não apenas de diferentes países, mas também de diferentes áreas como agricultura, clima, entre outras.

No primeiro cenário da simulação, os participantes foram levados para cinco anos no futuro, quando tiveram que lidar com mudanças demográficas e climáticas, além de crises políticas que afetam a segurança alimentar.

Logo depois das discussões, os participantes tiveram que debater soluções para os anos de 2022 a 2030, quando acontecem novas tensões adicionais e choques climáticos na América do Norte, Europa e Ásia, resultando no aumento do preço do petróleo e a disparada dos preços dos alimentos. Segundo Fava Neves, "o papel do Brasil como potência alimentar e ambiental mundial é algo cada vez mais presente na comunidade internacional."