Sexta, 20 Fevereiro 2015 14:15

Saiba como anda a vida e os estudos do ex-aluno e ex-funcionário Gustavo Cortes

No início de 2013, a vida do ex-aluno e ex-funcionário da FEA-RP, Gustavo Cortes, mudou completamente. Aprovado com bolsa integral no programa de doutorado em Economia na University of Illinois, nos Estados Unidos, Gustavo começou a se preparar para uma maratona intensa de estudos e pesquisa. No segundo semestre daquele mesmo ano, embarcou para os EUA na busca de um sonho.

Dois anos após o anúncio da aprovação no doutorado, Gustavo conta como anda a vida em Urbana-Champaign, cidade onde está localizada a University of Illinois. "O custo de vida é baixo, a cidade tem tudo o que se precisa e também é muito segura para os padrões brasileiros", explica ele, afirmando ainda que há muitos brasileiros morando na cidade, "graças ao esforço do professor Werner Baer em ajudar os Departamentos de Economia no Brasil a levar alunos para estudar nos EUA."

Baer foi um dos responsáveis por despertar o interesse de Gustavo no doutorado da University of Illinois. Em 2011, após um convite do professor, que já esteve na FEA-RP, Gustavo embarcou para os Estados Unidos para conhecer a universidade.

Desde que iniciou os estudos, Gustavo passou momentos difíceis, com uma rotina de estudos intensa, mas que foram recompensados por experiências marcantes, como a chance de conhecer economistas de grande influência mundial, como Christopher Sims, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2011.

Gustavo retomou recentemente sua pesquisa depois de um período focado nos estudos do doutorado e está trabalhando em três artigos no momento, um deles sobre história financeira do Brasil, com os professores Renato Marcondes, da FEA-RP, e John Turner, da Queen's University Belfast.

Sobre o futuro, Gustavo diz que ainda acha cedo para fazer planos, já que muita coisa pode acontecer nos próximos quatro anos. "Se eu tiver oportunidades boas de voltar [para o Brasil], certamente vou pensar a respeito porque tenho família e amigos aqui. Por outro lado, ficar nos EUA também pode ser uma boa opção para construir uma carreira acadêmica diversificada", afirma.

* Para conferir a reportagem completa, publicada no dia 20 de março de 2013, sobre a ida de Gustavo aos Estados Unidos, acesse www2.fearp.usp.br/joomla/item/385-ex-aluno-e-funcionario-da-fea-rp-ganha-bolsa-de-doutorado-nos-estados-unidos

Foto: Department of Economics - University of Illinois at Urbana-Champaign

Gustavo foi aluno e funcionário da FEA-RP

Lido 3829 vezes Última modificação em Sexta, 20 Fevereiro 2015 14:24