Sexta, 09 Mai 2014 16:41

Salas do Bloco A serão alocadas para a área de pesquisa

As salas do Bloco A, anteriormente ocupadas pelos docentes, serão utilizadas para atividades de pesquisa. Com a "Proposta de espaço para a pesquisa", aprovada pelo CTA no último dia 30 de abril, ficou definido que parte do espaço será destinado aos departamentos de Administração, Contabilidade e Economia. Já a outra parte será realocada para o uso de alunos vinculados aos pesquisadores.

A Proposta estabelece que haverá duas salas multiusuário (vizinhas à Sala de Estudos), com 40 mesas a serem alocadas preferencialmente aos alunos de iniciação científica (PIBIC e PIBITI), de acordo com o tempo dedicado à pesquisa, atendendo uma demanda dos docentes que sempre questionaram a ausência de espaço adequado para acomodar seus orientandos. Outro espaço, anexo à sala multiusuário, será dedicado aos bolsistas de órgãos de fomento. A ideia é que esse espaço seja ocupado por alunos vinculados a docentes que realizam uma busca ativa de recursos para a unidade (ex: bolsas FAPESP), tanto em nível de graduação como de pós-graduação.

De acordo com a Proposta, cada docente poderá solicitar até quatro mesas por tempo integral (manhã e tarde), sendo que alunos com bolsa por tempo integral ocuparão a mesa por idêntico tempo e os bolsistas em tempo parcial receberão mesa por período (manhã ou tarde).

Para realizar a reserva das mesas, será criado um sistema parecido com o de reservas de salas de aula, já usado pela Unidade. O novo sistema será gerenciado pela Comissão de Pesquisa.

"É importante lembrar que as mesas serão alocadas temporariamente, de acordo com a vigência dos projetos e bolsas", explica o presidente da Comissão, professor Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave.

Ele ressalta também que a estrutura oferecida aos pesquisadores é composta por mesas, cadeiras e alguns armários, sendo então necessário que os usuários levem seus próprios equipamentos e/ou instalem seus desktops em mesas que serão separadas especificamente para esse fim.

Ainda de acordo com ele, a Comissão de Pesquisa abrirá um questionário para que os professores possam formalizar o interesse pelos espaços e assim, ser feita a alocação inicial. O questionário será enviado aos docentes por e-mail nesta sexta-feira (9).

- Departamentos
Cada departamento da Faculdade recebeu um grupo de salas do Bloco A para ser utilizado com foco na atividade de pesquisa, sendo de cada um a decisão de como melhor alocar o espaço.

Segundo o Departamento de Economia, o novo espaço será utilizado para alocar pós-doutorandos e professores visitantes. Já o Departamento de Administração irá alocar também os pós-doutorandos nas novas salas, além de fornecer espaço para que os professores usem o local (por meio de agendamento) para fins de pesquisa. O Departamento de Contabilidade ainda não definiu como as salas serão alocadas. A decisão deve sair após a reunião do Conselho, marcada para acontecer no dia 15 de maio.

Lido 2043 vezes