Sexta, 02 Junho 2017 10:18

Defesa de Mestrado

Defesa de mestrado

Título: O aumento do IDEB nas escolas públicas foi acompanhado por um aumento na desigualdade de proficiência? A divulgação do IDEB e a desigualdade de proficiência entre 2007 e 2009

Aluno: Leandro Seiti Anazawa

Data: 10/07/2017, às 14h30

Local: Sala 43 - Bloco B2 - FEA-RP

Resumo: O presente estudo tem como objetivo testar o argumento de que as escolas públicas modificaram a sua estratégia educacional ao buscar o aumento do seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) após 2007 (ano da criação desse índice). A base do argumento é que essa mudança de estratégia foi no sentido de alocar maiores investimentos e esforços educacionais nos alunos com as melhores chances de apresentarem os maiores ganhos de proficiência na Prova Brasil, o que poderia aumentar a desigualdade de proficiência dentro das escolas. Os nossos resultados indicam evidências para rejeitar esse argumento inicial. Há evidências de que as escolas, que aumentaram o IDEB entre 2007 e 2009, reduziram a desigualdade de proficiência dos seus alunos. Além disso, existem evidências de que a desigualdade entre diferentes escolas pode estar aumentando.

Departamento de Economia.

Lido 1107 vezes Última modificação em Segunda, 05 Junho 2017 10:16