Programa de Pós-Graduação em Economia - Área: Economia Aplicada

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-RP/USP (PPGE/USP-RP) é qualificar recursos humanos para o trabalho em economia aplicada. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos:

i) Fornecer a base conceitual em economia para profissionais que desejam atuar em universidades, empresas e organismos da administração pública e privada e que possam se beneficiar da utilização do ferramental de economia aplicada.

ii) Preparar o aluno para a prática da pesquisa e análise econômica, particularmente na fronteira do conhecimento em Economia Social e Desenvolvimento Econômico.

iii) Promover o intercâmbio de alunos, professores e ideias com outras instituições de docência e pesquisa no Brasil e no exterior e com entidades do setor produtivo.

O programa, que iniciou suas atividades em 2004, conta com o apoio de agências de fomento (como Capes e CNPq) para a concessão de bolsas de estudo. A equipe de professores atua segundo as duas linhas de pesquisa colocadas abaixo:

 

MICROECONOMIA APLICADA

Nesta linha de pesquisa, o aluno realizará estudos que envolvam a aplicação de conceitos e modelos microeconômicos com perfil empírico / aplicado, visando analisar questões relevantes sob a ótica dos indivíduos, das firmas e das políticas públicas. Nesta linha, encontram-se os trabalhos desenvolvidos em Economia do trabalho, Economia da educação, Economia do crime, Desigualdade de renda, Economia da inovação e Organização Industrial, entre outros.

MACROECONOMIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Nesta linha de pesquisa, o aluno realizará estudos que envolvam a aplicação de conceitos e modelos macroeconômicos também com perfil empírico / aplicado, visando compreender os determinantes do desenvolvimento econômico tanto em nível macroeconômico (inclusive em nível internacional), como também em nível regional e local. Nesta linha, encontram-se os trabalhos desenvolvidos na área de Macroeconomia, Crescimento Econômico, Economia do meio-ambiente, Economia do setor público e Desenvolvimento econômico regional, entre outros.

Agenda de Seminários Acadêmicos

Institutions and Criminality: evidence for São Paulo State

Palestrante: Prof. Dr. Luciano Nakabashi (FEA-RP/USP)
Data: 27/09/2017 - 14h

Quantile autorregression analysis for Brazilian electricity load

Palestrante: Lucélia Viviane Vaz Raad (Minas Gerais Educação - Centro Universitário Una)
Data: 28/09/2017 (quinta-feira)

Conditional Cash Transfers and Voting Behavior in Brazil

Palestrante: Valdemar Rodrigues de Pinho Neto (EPGE - FGV)

Data: 05/10/2017 (quinta-feira), 16h

Agenda Qualificações e Defesas

  • Celso Vilela Chaves Campos Open or Close

    Área:    Economia Aplicada
    Data:    01/11/2017, às 08h00
    Local: Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: "Cálculo de impactos econômico-tributários setoriais provocados por alterações tributárias por meio de modelos de equilíbrio geral computável"
    Autor (a): Celso Vilela Chaves Campos

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Rudinei Toneto Júnior (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Ângelo Costa Gurgel (Escola de Economia de São Paulo - FGV - EESP) skype

                  Prof(a). Dr(a). Sérgio Naruhiko Sakurai (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade -FEA-RP)