Agenda Qualificações e Defesas

  • Laíz Barbosa de Carvalho Open or Close

    Data: 07/06/2017, às 15:00
    Local: Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: O sistema de bonificação de São Paulo: uma análise do alcance e impacto do programa em seus cinco primeiros anos
    Autor: Laíz Barbosa de Carvalho

    Banca: Prof(a). Dr(a). Elaine Toldo Pazello (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Andrea Rodrigues Ferro (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - videoconferência
    Prof(a). Dr(a). Ricardo da Silva Freguglia (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF) - videoconferência

    Resumo: Nos últimos anos diversos países, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, adotaram algum tipo de programa de incentivos à professores, seja este financeiro (aumentos de salários permanentes ou temporários) ou no sentido de melhorar o ambiente de trabalho do professor. Seguindo esse exemplo, estados brasileiros adotaram o incentivo financeiro como tentativa de melhorar o desempenho dos alunos. Neste trabalho será analisado o programa de bonificação a professores do Estado de São Paulo implementado em dezembro de 2008, direcionado a professores e funcionários de escolas que atingem as metas pré-estabelecidas para cada ano. O objetivo do estudo é analisar o padrão de recebimento do bônus entre as escolas durante os cinco primeiros anos de vigência do programa (2009 a 2013) e verificar se o incentivo financeiro consegue produzir mudanças na rotina escolar a fim de melhorar o desempenho da escola como um todo. Em função do desenho do programa, para algumas escolas, a probabilidade de alcance da meta, em um determinado momento, é bastante alta, não requerendo dessas escolas um esforço de fato substantivo. Para outras, no entanto, o alcance da meta é de fato algo mais distante que requer mudança de comportamento. Assim, a ideia é comparar o desempenho das escolas paulistas no ambiente em que a política de bonificação exista e em um ambiente no qual esta não exista (ambiente contrafactual construído nesse trabalho) a fim de identificar o acréscimo ou decréscimo de esforço e desempenho que pode ser creditado ao incentivo gerado pela política. Através dessa análise pode-se mensurar quanto do desempenho efetivo das escolas advém de suas características socioeconômicas (e particularidades) e quanto é resultado da exposição à nova política.

  • Luan Michel Soares Pereira Open or Close

    Data: 17/07/2017, às 14:00
    Local: Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Análises de bem estar da variação do IPI sobre automóveis novos: uma abordagem de apreçamento hedônico em escolha discreta
    Autor: Luan Michel Soares Pereira

    Banca: Prof(a). Dr(a). Claudio Ribeiro de Lucinda (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Sérgio Naruhiko Sakurai (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). André Garcia de Oliveira Trindade (Fundação Getúlio Vargas - FGV) - videoconferência
    Prof(a). Dr(a). Leonardo Bandeira Rezende (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio) - videoconferência

    Resumo: O mercado automotivo global em 2008 sofreu uma queda drástica na produção e nas vendas após a eclosão da crise do subprime. Em todo o mundo, políticas de fomento foram sendo implementadas sob as mais variadas formas para recuperar o setor. No Brasil, o governo resolveu agir decretando a política anticíclica de redução do IPI ao mercado automobilístico. Posteriormente, foram revisados o acordo Brasil/México e instaurado o programa INOVAR-AUTO. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo, será avaliar o efeito da diminuição do IPI sobre o comportamento da demanda, da oferta e do bem estar dos agentes de mercado. Analisaremos, secundariamente, como a revisão do acordo automotivo Brasil/México e a introdução do INOVAR-AUTO impactaram no mercado. Para tanto, o estudo será subdividido em duas partes: (1) a primeira é uma análise econométrica preliminar de preços hedônicos num painel de efeitos fixos que avaliará o comportamento dos preços médios dos veículos novos nos períodos de modificação do IPI; (2) a segunda parte lançaremos mão da abordagem de escolha discreta, fazendo o uso do modelo logit aninhado combinado com uma estrutura de competição oligopolista pressupondo equilíbrio nos preços do tipo Nash-Bertrand. Os resultados dos modelos de apreçamento hedônico demonstram que as montadoras não remanejaram os preços médios no mesmo percentual efetivo da queda do IPI. A variação dos preços foram mais baixas do que a da alíquota. Na metodologia discreta, os resultados apontam que empresas que detém maiores poderes de mercado possuem elasticidades preço próprias baixas. Lucros mais elevados estão associados a marcas que no grosso de suas vendas comercializam automóveis de menor porte que embutem uma alta relação markup preço-custo. Montadoras nacionais tiveram melhor desempenho que suas contrapartes importadoras, que apresentaram grandes prejuízos. A carga tributária altíssima é o principal vilão para o desempenho ruim dos importados. Os excedentes gerados com a modificação do IPI foram positivos para todos os agentes. Consumidores, produtores e governo ganharam com a medida.