Quinta, 17 Outubro 2013 16:24

Sobre a USP e a FEA-RP

Avalie este item
(1 Voto)

A USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública brasileira, criada em 1934, mantida pelo Estado de São Paulo. Isso significa que nenhum aluno paga para estudar na universidade, que é totalmente mantida por impostos do estado. No sistema brasileiro, o ensino público e gratuito é aquele que mantém a melhor qualidade em ensino, pesquisa e extensão, o tripé que sustenta o sistema universitário público brasileiro. Por esta razão, a USP sobe a cada ano nos rankings internacionais e é sempre a primeira colocada, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. A universidade conta com os melhores pesquisadores do país em seus quadros, o que reflete na qualidade do ensino na graduação e na pós-graduação.

 

praça-do-relogio

 

São 249 cursos de graduação oferecidos e o número de alunos inscritos é de aproxi­madamente 58 mil. Conta também com 239 programas de pós-graduação, com cerca de 28 mil alunos. Até o início de 2013, mais de 100 mil teses de doutorado e dissertações de mestrado já haviam sido defendidas. Além disso, a Universidade também tem um cunho de responsabilidade social, representado pela área de extensão. São 993 cursos diferentes envolvendo especialização, aperfeiçoamento, atualização e difusão, com mais de 29 mil alunos.

 

A USP tem o objetivo de desenvolver um ensino vivo, acompanhando as transformações do conhecimento e mantendo-se em permanente diálogo com a sociedade, numa produtiva integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. São 6 mil professores, sendo 98% deles com doutorado e dedicação exclusiva, 16.800 funcionários e um orçamento anual de cerca de US$ 2,5 bilhões.

 

campus sp

 

A Universidade está espalhada por todo estado de São Paulo, com 7 campi em cidades diferentes e distantes da capital. O campus de Ribeirão Preto é o mais distante da capital e oferece cursos nos campos de exatas, biológicas, ciências humanas e sociais, com mais de 9.000 alunos de nos cursos de graduação e pós-graduações, mais de 900 professores e 1.900 técnicos.

 

O campus da USP em Ribeirão Preto é amplamente reconhecido tanto para seu belo cenário de parque, e sua excelência acadêmica. Originalmente estabelecidas na década de 1950 como campus de ciência e saúde (ciências médica e  de enfermagem, ciências farmacêuticas, odontologia), diversas especialidades acadêmicas foram adicionadas gradualmente, como física e matemática, tecnologia da informação, química, biologia, psicologia e pedagogia. As fundações mais recentes são a Faculdade de Economia e Administração, a Faculdade de Direito, a Escola Superior de Educação Física e o Curso de Música. Assim, o Campus de Ribeirão Preto agora não é apenas o segundo maior campus da USP em termos de especialidades acadêmicas, mas também na produção científica.

 

praça relo

 

Para melhor receber os cientistas e estudantes estrangeiros que visitam o Campus, este dispõe de um Escritório Internacional, que funciona integrado com os escritórios internacionais de cada Faculdade, e ajuda os visitantes a se estabelecer  e a sentir a hospitalidade do Interior. Sendo um centro administrativo, empresarial e cultural no interior de São Paulo, a cidade está prosperando com uma vida cultural e estudantil ativa.

 

Confira aqui o Catálogo de Unidades da USP


 

A FEA-RP

 

fotomateus
Bloco A, FEA-RP

 Seguindo os mesmos padrões e características que concedeu a FEA-USP a reputação de melhor escola de negócios da América Latina, com renome nacional e internacional, durante um período de 50 anos, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) foi criada em Ribeirão Preto em 1992. Desde então, oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de administração, economia e contabilidade.

Durante seus primeiros dez anos a FEA-RP foi uma extensão da FEA-SP, e a principal preocupação nesse período foi a criação e consolidação de cursos de graduação noturnos nesta escola, com padrões de qualidade para se tornar referência no país. O sucesso da jovem escola, graças à dedicação de seu corpo docente, funcionários e estudantes, pode ser evidenciado nos indicadores acadêmicos de desempenho alcançado nas diversas avaliações.

 

Ao longo dos anos, os programas de graduação da FEA-RP têm a maior pontuação nas avaliações conduzidas pelo Ministério da Educação, com o programa de Administração obteve a primeira posição por cinco anos consecutivos e os programas de Economia e Contabilidade, em geral, a segunda e terceira posições no país. Além dessas avaliações, é interessante notar que a FEA-RP ganhou vários prêmios por seus alunos e professores. A primeira fase da FEA-RP foi concluída com um grupo de pesquisadores treinados e ativos e três cursos de graduação noturnos consolidados, com um nível elevado, tornando-se, apesar da juventude da escola, referência no Brasil.

 

FEARP BlocoB2
Bloco B-2, FEA-RP

 

Em 2002 a constituição da autonomia administrativa da escola trouxe uma nova fase, marcada por uma profunda expansão das atividades. Para a viabilidade da autonomia, foi necessária a presença de professores emprestados pela FEA-SP, de modo que a estrutura inical foi composta para funcionamento da escola. Este período foi caracterizado por um rápido crescimento da FEA-RP com a criação do curso de graduação durante o dia de Administração e o início do programa de mestrado em "Gestão das Organizações", "Controladoria e Contabilidade" e "Economia Aplicada".

 

Recentemente, foi criado mais um curso de graduação interdisciplinar e diurno, o curso de Economia Empresarial e Controladoria. De modo a permitir uma melhoria contínua e progressiva em todas as características acadêmicas, a FEA-RP encoraja o estabelecimento de atividades de pesquisa e outras formas de projetos cujo objetivo principal é fornecer aos estudantes uma excelente estrutura para os estudos, ampliando suas habilidades e conhecimentos. Além disso, essas ideias devem permitir que pesquisadores e professores possam lidar com uma ampla gama de situações, de modo que eles possam criar uma ligação mais forte com a nossa comunidade local.

A Unidade tem se beneficiado da qualidade dos alunos selecionados para a admissão, realizada no altamente competitivo processo público. A interação entre a Unidade e a sociedade através de projetos de educação, pesquisa e extensão envolvendo alunos e professores é também digna de nota.

 

logofearp
Logo Comemorativo dos 20 anos da FEA-RP

 

Os cinco cursos oferecidos pela Escola tem uma excelente imagem entre os estudantes e a comunidade em geral. Para atividades de pós-graduação há uma alta prioridade na escola e em toda a Universidade.

 

As linhas de pesquisa desenvolvidas no programa de mestrado são três e estão em sintonia com os avanços recentes nestas áreas, de uma forma inclusiva e coerente com as suas necessidades, contribuindo para a inclusão local e regional da faculdade.

 

Avaliadores externos creditam aos professores, alunos e pessoal administrativo de que seus esforços foram recompensados, na construção e consolidação de uma unidade de acadêmicos de excelência, comparável à das melhores unidades similares no país.

 

Clique aqui para fazer um Virtual Tour na FEA-RP.

 

Programas de Ensino oferecidos na FEA-RP

Graduação
Economia
Administração (Diurno)
Administração (Noturno)
Contabilidade
Economia Empresarial e Controladoria

 

Pós-Graduação
Economia Aplicada (mestrado)
Administração de Organizações (mestrado e doutorado)
Contabilidade e Controladoria (mestrado e doutorado)

 

diretorevice
Atualmente o Diretor da FEA-RP é o Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli e o Vice-Diretor é o Prof. Dr. Walter Belluzzo Júnior.

Lido 5615 vezes