Objetivo

A Comissão de Acolhimento e Orientação da FEA-RP, criada por meio da Portaria Interna  FEA-RP 028/2016, funciona como um canal de recebimento de denúncias de assédio de  quaisquer naturezas, agressão física e discriminação de gênero e de orientação sexual.

As integrantes da Comissão se comprometem com a manutenção do sigilo, tanto de  denunciantes quanto de denunciados, desde o momento inicial de acolhimento, de acordo  com o Termo de Sigilo e Confidencialidade.

Clique aqui e assista a apresentação da Comissão de Acolhimento e Orientação.

 

Imagem Direitos Humanos

Como Funciona?

O acolhimento é pautado pelo respeito à privacidade de todas as partes envolvidas e, principalmente, pela garantia de que os encaminhamentos serão de escolha exclusiva de quem sofreu a violência, cabendo à comissão apenas o papel de orientação. Alguém mais próximo de você pode lhe acolher e orientar no encaminhamento de seu relato ou denúncia, ajudando na busca de soluções para problemas associados à discriminação de gênero e de  orientação sexual enfrentados por alun@s, professor@s e funcionári@s dentro do nosso espaço institucional, ou mesmo fora dele, que envolva diretamente as relações institucionais entre as partes. Por esse motivo, a Comissão conta com representantes docentes dos três Departamentos e discentes, e é secretariada pela funcionária Fabiana Abreu.

As denúncias podem ser recebidas por qualquer membro da comissão, em qualquer tempo, com a qual se sinta à vontade para conversar. Basta enviar um e-mail para a comissão ou para qualquer membro e agendar o atendimento. Após o acolhimento da denúncia, a comissão orientará sobre os possíveis encaminhamentos no âmbito da Unidade e da USP, apoiando as escolhas da vítima e acompanhando os processos formais dentro da Instituição, sempre com o olhar e o cuidado voltado para a vítima.

 

 

 

 A Comissão:

Profa. Dra. Roseli da Silva (presidente) - roselisilva@usp.br 

Profa. Dra. Paula Carolina Ciampaglia Nardi - paulanardi@fearp.usp.br 

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana - adrianacaldana@gmail.com (licença-prêmio)

Profa. Dra. Valquíria Padilha - valpadilha@usp.br (temporariamente afastada da comissão)

Gabriela Zanetti Almeida - gabriela.zanetti.almeida@usp.br 

Karina Miwa Konno - kmkonno@gmail.com

Fabiana Abreu (secretária) - fabreu@usp.br 

 Contatos:

E-mail: acolhimentofearp@gmail.com

Telefone: (16) 3315-0669

Horário: 8h30-17h30

 

EVENTOS NO CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO

O Cinecult do mês de maio exibirá o filme "A Garota Dinamarquesa", seguido de um debate sobre a problemática das relações do sujeito com seu corpo e identidade de gênero, coordenado por Paola Salinas, psicanalista, coordenadora do Núcleo de Investigação em Psicanalise e Corpo do Clin-a/RP.

O evento terá entrada aberta e acontecerá no Anfitetro da FDRP, dia 19/5/2017, às 19h. Veja o cartaz do evento

 

Documentos

 

Portaria interna FEA-RP 028/2016

Membros e Mandatos

Termo de Sigilo e Confidencialidade

Relatório da Comissão contra Violência de Gênero - Campus SP

Resposta da Rede Não Cala - USP ao NUDEM - Núcleo Especial de Direito da Mulher e de Vítimas de Violência

Links Relacionados

 

USP-Mulheres

Guia de Ontario

Cartilha CAFCF e CG

Consentimento e a Xícara de Chá

Violência de Gênero - CAV-Mulheres