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Agenda Defesas

  • Jaqueline França Natal Open or Close

    Área:    Economia - Área: Economia Aplicada

    Curso: Mestrado
    Data:    30/06/2020, às 14h00 - horário de Brasília
    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Link da platéia: https://stream.meet.google.com/stream/a316e394-16e2-45ef-b0dd-f26d548dcd67


    Título: O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
    Autor: Jaqueline França Natal

    Banca: Prof(a). Dr(a). Daniel Domingues dos Santos (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Beatriz de Oliveira Abuchaim (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal)

    Prof(a). Dr(a). Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Marisa Vasconcelos Ferreira (Instituto Superior de Educação Vera Cruz - ISEVC)

    Resumo: 

    O presente estudo teve por objetivo contribuir para o entendimento do papel das pré-escolas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, por meio de uma investigação acerca da qualidade de práticas pedagógicas e interações. Para isso, utilizou-se de uma base de dados proveniente da adaptação e aplicação do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) para o Brasil, que é rica em informações sobre a qualidade do ambiente de aprendizagem das pré-escolas, bem como do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e de informações sobre as características das famílias. Considerando a estrutura em nível dos dados, a estratégia de estimação faz uso de modelo multinível e os resultados sugerem que há um efeito positivo da qualidade de interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além disso, com o objetivo de investigar o tipo de prática pedagógica e o tipo de interação que prediz o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, foi construído três estratégias para identificação da prática comumente usada pelo(a) professor(a). Os resultados são robustos às três estratégias e sugerem que quanto melhor a interação usada pelo professor, maior é o efeito sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para Linguagem e Letramente esse efeito é equivalente a 0,64 desvios-padrão (dp) e para Matemática 0,5 dp. Por fim, é visto por quais dimensões da qualidade de interações prediz a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Constatou-se que melhores interações em relação a estratégias disciplinares verbais, envolvimento das crianças, além da não espera das crianças por dez minutos correntes e o supervisionamento das crianças, parecem ser relevantes no processo da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.

  • Lívia Maria Almeida da Conceição Open or Close

    Área:    Economia - Área: Economia Aplicada

    Curso: Mestrado
    Data:    08/06/2020, às 14h00 - horário de Brasília
    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Link para assistir: https://stream.meet.google.com/stream/99023b2a-c3ec-482e-b3ca-93eaa92d1610

    Título: Abuso infantil e envolvimento com bullying: o papel da personalidade
    Autor: Lívia Maria Almeida da Conceição

    Banca: Prof(a). Dr(a). Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Marina Rezende Bazon (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP)

    Prof(a). Dr(a). Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Ricardo Primi (Universidade São Francisco - USF)

     

    Resumo: 

    Este trabalho estuda a relação entre abuso infantil no ambiente familiar e envolvimento com bullying na escola, e como os domínios de personalidade do Big Five mediam essa relação. A amostra é composta de 9729 alunos que participaram de uma pesquisa censitária das turmas do quinto ao nono ano da rede municipal de Sobral, Ceará, em 2018. Considerando controles para características dos alunos e efeito fixo de escola, a regressão logística multinomial mostrou que vítimas de abuso infantil (psicológico ou físico) em casa possuem, em média, maior chance de envolvimento com bullying na escola, tanto como vítimas, quanto perpetradores, ou vítimas/perpetradores – quando comparados aos alunos que não reportaram abuso. A análise de mediação mostrou que o abuso infantil tem efeito indireto sobre ser vítima de bullying através da Estabilidade Emocional; efeito indireto sobre ser perpetrador de bullying através da Conscienciosidade e Amabilidade; e efeito indireto sobre ser vítima/perpetrador de bullying através da Estabilidade Emocional, Conscienciosidade, e Amabilidade. Esse resultado suporta as evidências da literatura de que o abuso infantil é um fator de risco, tanto para vitimização, quanto para perpetração de bullying, e sugere que isso acontece, em parte, pela forma como o abuso infantil impacta diferentes dimensões da personalidade.

  • Henrique Neves Plens Open or Close

    Área:    Economia - Área: Economia Aplicada

    Curso: Mestrado
    Data:    09/06/2020, às 09h00 - horário de Brasília
    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Transmissão ao vivo: stream.meet.google.com/stream/33a1c1e2-093a-4f1a-968a-92163024a004

    Título: Ciclos eleitorais e novos partidos políticos: evidências para municípios brasileiros
    Autor: Henrique Neves Plens

    Banca: Prof(a). Dr(a). Sérgio Naruhiko Sakurai (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Marcos Yamada Nakaguma (Fundação Getúlio Vargas - FGV)

    Prof(a). Dr(a). Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Enlinson Henrique Carvalho de Mattos (Fundação Getúlio Vargas - FGV)

    Resumo: 

    Tem-se associado a presença de ciclos eleitorais com a maturidade das democracias. No entanto, pouco se explorou acerca do impacto da heterogeneidade dos partidos políticos - os principais agentes da democracia representativa - nesse fenômeno. Desde a redemocratização na década de 1980, o sistema eleitoral brasileiro se  caracterizou pela fragmentação partidária e pela fraqueza de seus partidos políticos, pouco representativos da coletividade. Portanto, o país é terreno fértil para essa investigação. Decerto, quer-se averiguar se o ambiente institucional povoado por novos partidos políticos favorece o aparecimento de ciclos eleitorais. Para isso, se explora se no manejo do orçamento público, prefeitos eleitos por novos partidos políticos se comportam diferentemente de seus pares eleitos por partidos políticos tradicionais. Assim, a principal contribuição dessa pesquisa é examinar um canal de manifestação de ciclos eleitorais pouco explorado pela literatura internacional: a presença de partidos pouco consolidados dentro do jogo democrático. Focam-se em evidências para as  municipalidades brasileiras a partir de dados em painel. Assim, propõe-se um modelo de regressão descontínua (RDD) para averiguar a questão. Para as variáveis fiscais selecionadas os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significantes entre municípios controlados por novos partidos políticos e entre municípios governados por partidos tradicionais. Isso se manteve tanto para variáveis como média de mandato quanto para variáveis que comparavam o último ano de mandato com a média dos três primeiros anos das administrações.

  • Patrícia Silva Felini Open or Close

    Área:    Economia - Área: Economia Aplicada

    Curso: Mestrado
    Data:    15/06/2020, às 14:00 - horário de Brasília
    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Link para assistir: https://stream.meet.google.com/stream/19752d14-651b-4f5c-b73a-f6735654c171


    Título: Previsão do consumo: análises para o Brasil e os EUA
    Autor: Patrícia Silva Felini

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Fábio Augusto Reis Gomes (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Cleomar Gomes da Silva (UFU)

    Prof(a). Dr(a). Gian Paulo Soave (Universidade Federal da Bahia - UFBA)

    Prof(a). Dr(a). Fernando Antonio de Barros Júnior (FEARP)

     

    Resumo: 

    Este trabalho analisa a capacidade de previsão de diversos indicadores com respeito ao consumo agregado no Brasil e nos Estados Unidos, sendo composto, assim, por dois estudos. O primeiro estudo investiga se a variável crédito é capaz de aprimorar a previsão de diferentes categorias de consumo (agregado) dos EUA, após levar-se em conta indicadores macroeconômicos típicos da literatura de previsão – defasagens do consumo, renda, taxa de juros e índices financeiros –, que captariam os fundamentos econômicos. Além desses indicadores, incluem-se também medidas de sentimento (confiança) do consumidor e de incerteza macroeconômica. Para avaliar a contribuição marginal do crédito e, também, do sentimento do consumidor e da incerteza macroeconômica, estimam-se diversos modelos com base em todas as variáveis mencionadas e são feitos exercícios de previsão fora da amostra. Para isso, são consideradas previsões h passos (meses) a frente, com h = 1; 3; 12. Como temos diversos modelos, a metodologia utilizada para selecionar aqueles que têm maior capacidade de previsão (fora da amostra) é a abordagem Model Confidence Set que nos permite avaliar o poder preditivo de diversos modelos de forma conjunta. Os resultados encontrados indicam que adicionar o crédito ao modelo base, com indicadores macroeconômicos típicos, não melhora a previsão das diferentes categorias de consumo analisadas. Além disso, para determinadas categorias do consumo, como consumo de não duráveis, em alguns horizontes temporais as variáveis de sentimento do consumidor e as variáveis de incerteza macroeconômica são relevantes. O segundo estudo investiga se índices de confiança do consumidor aprimoram a previsão do consumo agregado no Brasil, após levarmos em conta variáveis macroeconômicas usuais que captariam os fundamentos econômicos. Para tanto estimamos diversos modelos e medimos o poder preditivo (incremental) de índices de confiança do consumidor em exercícios de previsão dentro e fora da amostra. No primeiro caso, há evidência que as defasagens do próprio consumo, do crédito e da taxa Selic são preditores relevantes do consumo agregado. No segundo caso, os resultados são mistos, pois dependem da função perda utilizada na abordagem Model Confidence Set. Em particular, no caso do Erro Quadrado Médio o conjunto de modelos superiores é composto por uma única especificação na qual consta um índice de confiança do consumidor.

  • Gabriel Ortiz Cetra Open or Close

    Área:    Economia - Área: Economia Aplicada

    Curso: Mestrado
    Data:    09/06/2020, às 16:30 - horário de Brasília
    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    link para assistir: https://stream.meet.google.com/stream/14ad30fc-047f-4e25-838f-99f96712f421

    Título: Qualidade da educação e salários nos municípios brasileiros
    Autor: Gabriel Ortiz Cetra

    Banca: Prof(a). Dr(a). Luciano Nakabashi (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Eduardo Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF)

    Prof(a). Dr(a). Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Augusta Pelinski Raiher (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

    Resumo: 

    A literatura sugere que o capital humano tem relação positiva com a renda, de forma que aumentar a escolaridade da população é uma estratégia indispensável para o desenvolvimento econômico. O presente estudo analisou a relação entre a qualidade da escolaridade e o nível da renda do trabalho nos municípios brasileiros, sob a luz das habilidades cognitivas e econometria espacial. Utilizando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como medidas de qualidade educacional, as estimativas encontradas indicam a importância da qualidade da educação na determinação do salário, além de um efeito espacial relevante, indicando a necessidade de políticas públicas nesse sentido para promover o desenvolvimento econômico.