31/10/2019 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizada a palestra: Questões Atuais em Contabilidade e Direito do Agronegócio com o doutorando Alexandre Negrini de Mattos.

 

Resumo:

A cadeia sucroenergética representa aproximadamente 2% do PIB brasileiro e gera aproximadamente 800 mil empregos. Quais os tipos de contratos movimentam esse setor e o agronegócio como um todo? O que define a escolha entre uma modalidade de contrato e outra? O que impacta o preço? É possível mensurar quanto vale um direto contratual? Basicamente, os principais contratos são os fornecimentos (compra e venda), arrendamentos e as parcerias. Questões como a quantidades de concorrentes, distância das Usinas, tamanho das áreas (dentre outras variáveis) impactam a escolha pelo tipo de contrato, bem como a remuneração recebida pelos proprietários dos imóveis rurais. Esses e outros assuntos atuais relacionados ao setor sucroenergético e ao agronegócio como um todo serão tratados na palestra com uma visão teórica e prática.

 

Palestrante: 

Alexandre J. Negrini de Mattos. Advogado, Mestre e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP, MBA em Contabilidade pela USP e pela FGV, especialista em Direito do Agronegócio pela FAAP e em Direito Tributário pelo IBET.