A pesquisa científica ao contribuir diretamente com temas contemporâneos na sociedade brasileira, sobretudo na área de Ciências Sociais Aplicadas, potencializa o valor dos recursos aplicados pela própria sociedade. A Série de eventos "Academia e Demandas da Sociedade" objetiva trazer ao conhecimento dos pesquisadores os detalhes e particularidades das demandas de pesquisa regional e nacional. Entre inúmeros temas, são priorizados os alinhados às linhas temáticas do programa de pós-graduação. Nestas discussões surgem os temas das próximas dissertações de mestrado e monografias do departamento de contabilidade da FEARP.

 

Eventos realizados:

>> 15/04/2013: "Accountability e contratação de serviços". Prof. Richard Batley (Professor Emérito do Departamento de Desenvolvimento internacional da Escola de Governo da Universidade de Birmingham). Como parte do Workshop "Accountability, Governos Locais e Finanças Públicas". Realizaram também palestras Sr. Marcelo Barros Gomes (TCU) e Sr. Marcos Vinicius Braga (CGU). Debates com Profa. Cecilia Olivieri (EACH/USP) e Prof André Aquino (FEARP/USP).

 

>> 16/04/2013: "Contabilidade e Parceiras Público-Privadas". Prof. Ron Hodges (Professor do Departamento de Contabilidade da Escola de Negócios da Universidade de Birmingham). Como parte do Workshop "Accountability, Governos Locais e Finanças Públicas". Realizou também palestra o Prof. Francisco Anuatti (FEARP/USP). Debatedores Prof. Vinicius Martins (FEARP/USP), Prof. Elisabeth Andrade (UFU), Sr. Anderson Peixoto Jardim (PPP-ES) e Sr. Bruno Pires Dias (PPP-ES).

 

>> 17/04/2013: "Descentralização e Finanças Públicas". Prof. Paul Jackson e Prof. Simon De-Lay (Professores do Departamento de Desenvolvimento internacional da Escola de Governo da Universidade de Birmingham). Como parte do Workshop "Accountability, Governos Locais e Finanças Públicas". Realizou também palestra Sra. Selene Nunes (Ministério da Fazenda). Debatedor Prof. Ricardo Cardoso (EBAPE/FGV).

 

>> 18/04/2013: "Infraestrutura e crescimneto econômico". Prof. Klênio Barbosa (EESP/FGV). Como parte do Workshop "Accountability, Governos Locais e Finanças Públicas". Realizou também palestra Renato Pires (Secretaria Planejamento Ribeirão Preto). Debatedores professores da Universidade de Birmingham.

 

>> 04/03/2013: "Public Sector Reform, Accountability & PPPs" - Reforma do Setor Público, Prestação de Contas e Parceria Público-Privadas. Profa. Jean Shaoul (Professora emérita do Departamento de Contabilidade, Manchester Business School, University of Manchester).

 

>> 24/10/2012: The Evolution of  Public Administration in Brazil 1940/2010. Renato Pires da Silva Filho - Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sócio-Econômico da PMRP, e conselheiro da FIPASE - Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto.

 

>> 06/12/2011: Parcerias Público-Privadas. O título do evento "Contabilidade e contratos de parcerias público-privadas: quais são as pautas de pesquisa da contabilidade que contribuiriam para o aprimoramento das PPPs no Brasil?" propõe a discussão de uma pauta de pesquisa no tema. Estarão presentes: Maurício Portugal Ribeiro (Especialista em aspectos legais de regulação de infraestrutura e sócio da Portugal Ribeiro, Dias & Prado Advogados) e  Bruno Ramos Pereira (Coordenador do site PPP Brasil). Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School, Professor Mauricio Ribeiro foi um dos redatores do projeto de lei de PPP, que se tornou a Lei Federal nº 11.079/04, tendo atuado também como redator de parte da Lei Federal nº 11.096/06, que reformou a Lei Federal nº 8.987/95 (a Lei Geral de Concessões).

 

>> 22/11/2011: Setor Público: Sra Adriane R Brito: Gestão no Governo de Minas Gerais. Foi apresentado o Processo de Planejamento e Gestão do Governo de Minas, incluindo as etapas de Choque de Gestão, e as etapas "ESTADO PARA RESULTADOS", e "ESTADO EM REDE".

 
img_1581_1
jean_shaoul_3
Adriane_Ricieri
Mauricio_Ribeiro

 

 

 

Porque alinhar pesquisas com as demandas vigentes?

A escolha de projetos temáticos são iniciativas conjuntas dos diversos centros de pesquisa existentes no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEARP. São iniciativas da coordenação e do Conselho do departamento, planejadas e revistas a cada periodo de 6 anos para agregar iniciativas de pesquisa em nível de mestrado e Iniciação Científica. São ações além dos projetos individuais de docentes. Neste sentido, a estratégia do Programa de Pós-Graduação, é nestes casos, incentivar a atenção à determinados temas emergentes na sociedade paulista e brasileira, que pode receber contribuições importantes das pesquisas produzidas. Ao mesmo tempo que não restringe pesquisas dos docentes, orienta a aplicação de parte de suas orientações nestas questões. Destaca-se que as temáticas nascem do próprio interesse do corpo docente, entre aquelas com maior potencial de interesse dos diversos grupos já estabelecidos.

 

Temas vigentes na agenda 2011-2017

- Setor público
- Contabilidade Ambiental
- Agronegócio

       

 

 

Agenda Qualificações

  • Alexandre Alberto Lucca Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade


    Data: 22/09/2020, às 09:00 - horário de Brasília

    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Link da transmissão ao vivo:  stream.meet.google.com/stream/d1f5252d-f260-4523-96fb-cac08cf47092

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.  

    Título: A contribuição da blockchain na Gestão de Custos Interorganizacionais das indústrias farmacêuticas brasileiras.


    Autor: Alexandre Alberto Lucca

    Comissão Examinadora:        

    Prof(a). Dr(a). Maisa de Souza Ribeiro - (Presidente)

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP / USP

    Prof(a). Dr(a). Rosana Carmen de Meiroz Grillo Gonçalves

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP / USP)

    Prof(a). Dr(a). Priscila Laczynski de Souza Miguel

    Fundação Getulio Vargas - FGV

Agenda Defesas

  • Valdir Domeneghetti Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade

    Curso: Doutorado
    Data: 07/10/2020, às 12h00 (horário de Brasília)
    Local: Devido à contingência da COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Link da reunião: meet.google.com/btr-ipas-ava

    Link da transmissão ao vivo: stream.meet.google.com/stream/26e2a773-1786-4875-b312-ace5ded734bd

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.

     

    Título: Gestão de riscos de fundos de pensão: análise das alocações dos fundos de pensão fechados de 2010 a 2017
    Autor: Valdir Domeneghetti

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Fabiano Guasti Lima (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). George André Willrich Sales (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)

    Prof(a). Dr(a). José Roberto Ferreira Savoia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA)

    Prof(a). Dr(a). Alexandre Assaf Neto (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Fabiana Lopes da Silva (FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras

    Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

     

    Resumo: 

    O crescimento dos estudos dos sistemas previdenciários, tanto no Brasil, quanto no cenário internacional, está diretamente correlacionado com o aumento da expectativa de vida da população, constatação corroborada na ampla revisão bibliográfica realizada no presente estudo. O fato do ser humano viver mais e melhor, suscita desafios quanto a questões de proteção social e sistemas de garantia de renda pós período laboral das pessoas, ou seja, de onde virão os recursos para garantir níveis de renda da população mundial, eles serão públicos ou privados, teremos sistemas previdenciários financiados ou capitalizados. O objetivo desta pesquisa é estudar as alocações das respectivas carteiras de investimentos, no período de 2010 a 2017, das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), reconhecidas no mercado brasileiro como “Fundos de Pensão”, que são capitalizadas e o 2º pilar do sistema brasileiro de seguridade social. Foi utilizado no estudo, como base de dados, a população dos Demonstrativos de Investimentos dessas entidades, disponibilizados pelo Órgão Regulador - Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) por meio de processo formal e exclusivamente para fins de pesquisa acadêmica. Foram analisadas as entidades em conjunto, por modalidades de planos de Benefício Definido – BD, Contribuição Definida – CD e Contribuição Variável – CV e, também, por classificação por porte (pequeno, médio e grande). Complementarmente, empregou-se uma modelagem de dados em painéis de efeitos aleatórios e os do método dos momentos generalizados (GMM - Generalized Method of Moments) – Arellano-Bond, considerando como variáveis dependentes Risco e Sharpe. Os principais resultados sugerem que o segmento de Fundos de Pensão fechados no todo é eficiente em termos de retorno, quando considerado o modelo aplicado e a periodicidade anual da base de dados, indicando que alocações em ativos de maior risco perfazem maior retorno. Esse resultado é importante e em contraponto ao que foi constatado nas análises descritivas, que indicaram ineficiência do retorno médio quando comparado com a Taxa Selic e o IPCA (inflação oficial), em vários trimestres do período analisado (do 1º trimestre de 2010 ao 4º trimestre de 2017), em todas as modalidades e portes de planos e, considerando os índices acumulados trimestralmente. Quanto ao risco, os segmentos de renda variável e fixa tiveram significância com os sinais da literatura (correlacionados positivo e negativamente, respectivamente), mas nas análises descritivas o risco calculado foi zero ou próximo de zero, em função da ineficiência dos retornos. Ressalta-se, contudo, que análises de retorno e risco dos Fundos de Pensão fechados precisam ponderar a complexidade e as especificidades desse segmento, além da multiplicidade de variáveis que podem influenciar as avaliações dos planos previdenciários fechados de forma individual, por possuírem características únicas em função das alocações que realizam, dos valores eventualmente recebidos que podem estar incluídos nos rendimentos auferidos pelos investimentos e do perfil de investimento registrado pelos participantes, que se torna um direcionador de alocações.

  • Felippe Paolucci de Andrade Open or Close

    Área:    Controladoria e Contabilidade

    Curso: Mestrado
    Data:    13/10/2020, às 09h00 - horário de Brasília
    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Link da transmissão: stream.meet.google.com/stream/68d472d7-b5dd-4c8c-bcfe-021aa0e25d97

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.

    Título: Ecoeficiência em cervejarias artesanais: um estudo de casos múltiplos
    Autor: Felippe Paolucci de Andrade

    Banca: Prof(a). Dr(a). Maisa de Souza Ribeiro (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Roni Cleber Bonizio (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Raimundo Nonato Rodrigues (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)

    Prof(a). Dr(a). Sonia Maria da Silva Gomes (Universidade Federal da Bahia - UFBA)

    Resumo: 

    A produção de cerveja artesanal vem ganhando espaço no mercado brasileiro, uma vez que os consumidores buscam um produto de maior qualidade e inovador. Entretanto, as microcervejarias correm o risco de adotar hábitos nocivos comuns ao próprio setor, no que concerne ao desperdício de água, alto consumo de energia e geração de resíduos sólidos. Entende-se que um diagnóstico das práticas de Produção Mais Limpa (P+L) pode colaborar para a ecoeficiência do negócio, atendendo às necessidades financeiras desse subsetor e contribuindo com o benefício socioambiental. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar a aderência às práticas de P+L nas cervejarias artesanais e seus impactos econômicos, visando auferir o nível de ecoeficiência no qual se encontram. Para isso, realizou-se um estudo de caso múltiplos, no qual participaram três das oito cervejarias artesanais que formam o Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, que se configura em um Arranjo Produtivo Local (APL). A princípio, identificaram-se as recomendações propostas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão de controle de poluição, para cervejarias, no que diz respeito à água, energia e subprodutos, as quais foram adaptadas ao modelo a ser investigado. O instrumento de coleta de dados foi composto por entrevistas aos gestores e responsáveis pelo processo de produção, além da visita técnica. Os resultados obtidos permitiram verificar que, quanto maior a aderência nas práticas de P+L, menor o consumo de recursos, como água e energia, e os custos que se tem com eles, portanto, melhor o nível de ecoeficiência do negócio. O porte, restrições financeiras e de espaço físico, também, foram fatores presentes quando da ausência de P+L. Entende-se, desse modo, que a ecoeficiência é uma ferramenta oportuna para a continuidade do subsetor, pois além de promover melhorias no parque operacional, reduzindo custos, diminui, também, o impacto desse segmento na natureza. Espera-se que a divulgação dos resultados obtidos nessa pesquisa possa gerar um isomorfismo de sustentabilidade no subsetor e reflexões sobre as possíveis colaborações para o desenvolvimento sustentável dos negócios e do planeta.

  • Raíssa Silveira de Farias Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade

    Curso: Doutorado
    Data: 22/09/2020, às 08h30 (horário de Brasília)
    Local: Devido à contingência da COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Link da reunião: meet.google.com/imm-etvc-mpv

    Link da transmissão ao vivo: stream.meet.google.com/stream/743b6ad6-cad8-40db-ad43-8c14a49085aa

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.

    Título: Reflexão sobre o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências Contábeis
    Autor: Raíssa Silveira de Farias

    Banca: Prof(a). Dr(a). Adriana Maria Procópio de Araújo (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Camila Lima Coimbra (Universidade Federal de Uberlândia - UFU)

    Prof(a). Dr(a). Mariana Simões Ferraz do Amaral Fregonesi (Universidade de São Paulo - USP)

    Prof(a). Dr(a). Anielson Barbosa da Silva (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)

    Prof(a). Dr(a). Ernani Ott (Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Prof(a). Dr(a). Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS)

    Resumo: 

    O estudo teve como objetivo geral compreender o significado das experiências e dos saberes mobilizados no processo de desenvolvimento profissional dos professores de cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. Foram traçados como objetivos específicos a análise, por meio das experiências significativas: (i) da trajetória profissional dos professores, dentro e fora do ambiente acadêmico; (ii) dos principais desafios,  expectativas e influências/estímulos recebidos ao longo da carreira e; (iii) dos saberes mobilizados pelos professores no processo de desenvolvimento profissional. Para tanto, foi realizada uma discussão teórica tomando-se por base o Modelo Interligado de Desenvolvimento Profissional de Professores desenvolvido por Clarke e Hollingsworth (2002), os quais sugerem que o desenvolvimento profissional ocorre por meio dos processos mediadores de “reflexão” e “aplicação”, em quatro domínios analíticos: (i) o domínio pessoal; (ii) o domínio da prática de ensino; (iii) o domínio da consequência e, (iv) o domínio externo, aliado aos saberes segundo a perspectiva de Tardif (2012), e as experiências dos vinte e seis sujeitos na mobilização desses saberes. O grupo de entrevistados apresentaram características diversas: homens e mulheres; diferentes fases da carreira docente; formação acadêmica diversa; atuação em diferentes instituições de ensino superior (públicas e privadas). Utilizou-se a entrevista semiestruturada com abordagem qualitativa e reflexiva, como técnica de construção das narrativas, as quais teve como base um roteiro composto por vinte e duas perguntas. As análises foram construídas tomando-se por base a análise de template desenvolvida por King (2004). Identificou-se cinco categorias, que nortearam todo o processo de análise: (1) experiências prévias à carreira docente; (2) ingresso no magistério superior: desafios, expectativas e influências; (3) mobilização dos saberes experienciais na prática docente; (4) estímulos externos à docência; e (5) os resultados salientes no desenvolvimento profissional, dentro e fora do espaço da sala de aula. A partir das análises, conclui-se que os professores referência em Ciências Contábeis desenvolvem-se na docência por meio da reflexão e ação sobre a própria prática; a partir das relações positivas, de parceria, apoio e orientação, estabelecidas com seus alunos; por meio da busca atenta às trocas de experiência com os pares e com o mercado profissional; bem como a partir da busca pessoal pelo aprimoramento de sua prática docente diária. São professores cujos saberes são temporais, plurais e heterogêneos, personalizados e situados, conforme defende Tardif (2012). Além da sua contribuição teórica, entende-se que algumas contribuições práticas podem ser sugeridas: (1) um processo de acompanhamento das monitorias (na graduação) com o olhar de “primeira oportunidade de contato com a docência”; (2) promoção por meio de coordenadores de curso de espaços de interação e socialização entre os membros do corpo docente como forma de estímulo e aprimoramento da prática docente e; (3) o repensar nas IES sobre a forma como estão realizando seus cursos de formação inicial e continuada, e estimulando seus docentes a participar de práticas formativas com o foco no desenvolvimento pessoal, e profissional.

     

     

Atualização do site

  • Atualizado em: 18 Setembro 2020, 09:17:03.