Procurando contribuir com a interdisciplinaridade da Contabilidade com outras áreas de conhecimento o Programa de Mestrado em Controladoria e Contabilidade da FEARP organiza a série "Diálogos entre Contabilidade, Direito e Economia". Periodicamente convidamos um especialista que possa contribuir para este tema.

 

Palestras realizadas:

>> 06/12/2012 - Profa. Ana Carla Bliacheriene, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, apresentou a palestra "Julgamento da eficiência da administração publica pelo poder judiciário", abordando as transformações pelas quais tem passado o Estado contemporâneo e seus impactos na gestão pública, no controle dos atos administrativos que impactam na Rede Publica e a relação do Estado com a Sociedade. Debatedor: Francisco Anuatti Neto (FEARP).  Esta palestra está inserida na discussão de mensuração da eficiência no Setor Público.

 

>> 11/11/2011 - Prof. Ph.D Robert M. Lawless - University of Illinois (Program on Law, Behavior and Social Science). O professor apresentou a palestra "Empirical Methods in Law" (titulo de livro de sua autoria), tratando de oportunidades de interação do campo Empirical Legal Studies (ELS) com temas de interesse da pesquisa em contabilidade e controladoria.

>> 30/09/2011 - Prof. Dr. Antonio José Maristrello Porto, da FGV/DIREITO RIO. "Abordagens empíricas nas pesquisas em direito, economia e contabilidade no Brasil". A seção contou com a presença dos professores Profa. Dra. Luciana Gross Cunha da DIREITOGV de São Paulo, apresentando questões de evolução do campo de pesquisa de Law & Economics, e Prof. Dr. Pablo de Camargo Cerdeira da FGV/DIREITO RIO, que expõs o projeto "Supremo em números".

 

>> 31/05/2010 - Prof. Ph.D Thomas S. Ullen - University of Illinois, "Diálogos entre Contabilidade, Direito e Economia."   Debatedores: Rachel Sztajn – Faculdade de Direito – USP ; Antônio José Maristrello Porto (FGV-Rio), Vinícius Aversari Martins (FEARP-USP), Milton Barossi Filho (FEARP-USP), Ricardo Lopes Cardoso, IASB, (Skype); André Carlos Busanelli de Aquino (FEARP-USP) e Cássio Cavalli (FGV-Rio).

 

>> 11/03/2009 - Prof. Ph.D Nuno Garoupa - University of Illinois, "A Análise Econômica do Direto"

 

nunogaroupa
thomasullen
robertlawless
 
 
 
 

Porque interdisciplinaridade?

A informação contábil não existe isolada. Ela exerce uma função no sistema econômico-social.
Estudar os impactos do uso desta informação, como os agentes econômicos a prefere e a utilizam, assim como decidem baseado nestas informações, demanda que consideremos características dos agentes e do meio em que atuam. Ao desconsideramos isto qualquer modelo já nasce em si com limitações de explicação e predição que reduzem sua utilidade. Considerando isto, sabemos que devemos incluir nas pesquisas sobre informação contábil o ambiente e os agentes. E naturalmente a psicologia passa a ser a saída para compreensão do comportamento individual, a sociologia para compreensão de fenômenos institucionais e grupos. São apenas alguns exemplos. A contabilidade em si como corpo de conhecimento não tem razão para percorrer todo caminho que outras áreas de cohecimento já percorreram por décadas na tentativa de explicar o ambiente em que existe. Tampouco pode pretender propor explicações parciais. Naturalmente deve buscar a interdisciplinaridade.
E para isto os programas de pós-gradução são grandes propulsores desta interação no Brasil.

 

Porque Direito?

Muitas áreas poderiam ser alvo desta integração, como psicologia, sociologia, neurofisiologia, ajudando a explicar os fenômenos associados à informação contábil. Consideramos todas muito importantes, e a escolha da área de Direito e Economia foi pela contribuição imediata que esta área do conhecimento pode dar às pesquisas desenvolvidas pela academia nacional. Junto com a Economia, o Direito pode contribuir para explicação de acordos entre agentes econômicos, nos quais a informação contábil exerce papel fundamental.
Com a composição de direito, economia e contabilidade podemos entender de forma mais completa fenômenos como regulação, falência, terceirização e alianças estratégicas, governança cooporativa, parcerias público-privado, entre outros. Todos estes com direta relação com a informção contábil em firmas, governos ou mercados.

Associações Internacionais no tema

Periódicos no tema
Base de dados para trabalho empíricos
 
Universidade de Michigan >>  Panel Study of Income Dynamics
Federal cases and outcomes and state court filings Ted Eisenberg's Court Statistics
Federal Statistics search; contains links to a large number of data suppliers >> FedStat
Data on all bankruptcies of large, public companies from 1980 to the present and a query engine for running studies >> WebBRD

       

 

Agenda Qualificações

  • Luciano Bastos de Carvalho Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade


    Data: 14/07/2020, às 15:00 - horário de Brasília

     Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

     

    Link da transmissão:  https://stream.meet.google.com/stream/aa10cd0c-980a-4171-93a1-fd1a7d4a7ba6 

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.    

    Título: Framework, serious game e avaliação no processo de desenvolvimento de hibrid skills na área contábil

    Autor: Luciano Bastos de Carvalho

    Comissão Examinadora:        

    Prof(a). Dr(a). Jose Dutra de Oliveira Neto - (Presidente)

    FEA-RP

    Prof(a). Dr(a). Edgard Bruno Cornacchione Junior

    FEA/USP)

    Prof(a). Dr(a). Klaus Schlünzen Junior

    Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Agenda Defesas

Atualização do site

  • Atualizado em: 08 Julho 2020, 12:23:54.