Bolsas para o pesquisador

FAPESP

BOLSA DE PESQUISA NO EXTERIOR

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo oferece bolsas a pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, comprovada por sua súmula curricular, para a realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior.

As inscrições são feitas em fluxo contínuo (abertas o ano todo).

Normas aqui

Duração: até 12 meses

 

CNPq

Valores das bolsas no país

Valores das bolsas no exterior

PRODUTIVIDADE EM PESQUISA

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico oferece bolsas a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq. O pesquisador deverá possuir o título de doutor ou perfil científico equivalente.

Normas e calendário de inscrição aqui 

Duração da bolsa: depende da categoria em que o pesquisador é enquadrado

 

PRODUTIVIDADE EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA

A bolsa tem o objetivo de distinguir o pesquisador, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e especificamente, pelo Comitê Avaliador.

Normas e calendário de inscrição aqui

Duração da bolsa: depende da categoria em que o pesquisador é enquadrado

 

PRODUTIVIDADE SÊNIOR

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico oferece bolsas a pesquisadores que se destaquem entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação, valorizando sua produção científica e/ou tecnológica, segundo requisitos e critérios normativos estabelecidos pelo CNPq e por sua assessoria técnicocientífica. O pesquisador deve ter permanecido bolsista produtividade por pelo menos 15 (quinze) anos na categoria 1 níveis A ou B, consecutivos ou não.

Normas e calendário de inscrição aqui

Duração da bolsa: depende da categoria em que o pesquisador é enquadrado

 

ESTÁGIO SÊNIOR

Propiciar ao pesquisador o desenvolvimento de projeto de pesquisa ou parte dele em instituição estrangeira de competência internacionalmente reconhecida. O candidato deve ser pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente.

Normas e calendário de inscrição aqui

Duração da bolsa: 3 a 6 meses

 

CAPES

PROGRAMA ESTÁGIO SÊNIOR

O Programa de Estágio Sênior é uma política pública de C,T&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) e é voltado para a realização de Estágio Pós-Doutoral no Exterior de pesquisadores doutores, que atuem em atividade de docência e de pesquisa no Brasil, com o objetivo de contribuir para a inserção internacional desses pesquisadores, para o estabelecimento do intercâmbio científico e/ou tecnológico e abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento das diversas áreas no país.

Normas aqui

Valor da bolsa

Inscrições: 3 chamadas anuais (set-dez, jan-abr, mai-ago)

Duração: 1 a 12 meses

 

 

Lido 1915 vezes Última modificação em Quarta, 22 Julho 2015 11:58
Mais nesta categoria: Bolsas para pesquisador visitante »