Terça, 19 Janeiro 2021 09:06

USP cria protocolo para atendimento a mulheres vítimas de violência de gênero

(1 Voto)

A Superintendência de Assistência Social da USP (SAS) e o Escritório USP Mulheres desenvolveram um protocolo que sistematiza e uniformiza o atendimento realizado pelas assistentes sociais da SAS para mulheres em situações de violência de gênero na Universidade.

O documento apresenta orientações sobre acolhimento, encaminhamento e acompanhamento a mulheres da comunidade acadêmica que tenham sofrido violência física, sexual, psicológica, moral e/ou patrimonial baseadas no gênero, além dos princípios das ações e os procedimentos padrão para o atendimento realizado pelo Serviço Social.

Na condição de serviço de atendimento geral, o Serviço Social da SAS funcionará como uma porta de entrada, realizando o primeiro acolhimento e viabilizando o acesso aos recursos e serviços adequados às demandas das mulheres atendidas.

Roseli da Silva, presidente da Comissão de Acolhimento e Orientação (CAO) da FEA-RP celebra o documento: “Ele detalha procedimentos de ação na temática específica mas que também serve como um guia para ações de acolhimento em geral, e, nesse sentido, tem uma interface como o modo em que trabalhamos na CAO”.

O material é bastante focado na violência de gênero na universidade, que era o propósito inicial da CAO da FEA-RP quando foi criada em outubro de 2016: “Começamos como uma comissão formada apenas por mulheres voltadas para a violência de gênero.” destaca a professora.

A coordenadora do Escritório USP Mulheres e professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Maria Arminda do Nascimento Arruda, considera que o protocolo “representa grande avanço na sistematização desse tipo de atendimento e no acolhimento das vítimas dentro da Universidade”.

O protocolo de atendimento tem 32 páginas, apresenta um panorama sobre a violência de gênero contra mulheres no contexto geral e no das universidades e explica o atendimento em quatro fases, que devem ser seguidas pelos profissionais de assistência social e demais funcionários que atuam na área na USP.

“O documento traduz em grande parte o que já vem sendo realizado pelas assistentes sociais da USP, tanto na capital quanto no interior e, além de sistematizar e uniformizar os atendimentos, também fortalece a interlocução entre as profissionais de todos os campi da USP. O protocolo faz parte de um grupo de ações acerca do enfrentamento à violência de gênero contra as mulheres e consolida uma importante cooperação entre a SAS e o Escritório USP Mulheres”, esclarece a docente do Instituto Oceanográfico (IO) e coordenadora da elaboração do protocolo na SAS, Marcia Caruso Bícego.

Em função da pandemia, os atendimentos das assistentes sociais da USP estão sendo feitos on-line. As alunas de graduação podem agendar a conversa por meio do sistema Clique Social, disponível no Portal de Serviços Computacionais da USP. Estudantes de pós-graduação, funcionárias técnico-administrativas e professoras podem entrar em contato com a Divisão de Promoção Social da SAS pelo e-mail dps@usp.br.

Baixe o protocolo em pdf aqui ou veja aqui.

Por: Adriana Cruz, Jornal da USP.

Lido 1793 vezes Última modificação em Sexta, 05 Fevereiro 2021 13:07