Segunda, 11 Mai 2015 14:25

Conselho de Alunos e Ex-Alunos discute melhorias dos cursos

Alunos e ex-alunos se reuniram no último sábado (9) para a criação de um conselho que tem como objetivo promover discussões a respeito da formação obtida na FEA-RP e identificar ações que mereçam maior dedicação por parte das coordenações dos cursos e da gestão da Unidade.

A primeira reunião do Conselho de Alunos e Ex-Alunos foi realizada no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres e contou com a participação de egressos de diversos cursos, como Marcos Antônio Gimenes Sanches, aluno da 1ª turma de Ciências Contábeis da FEA-RP. Ele contou que ficou surpreso com a evolução da escola. "Essa preocupação da instituição em chamar seus ex-alunos e escutar o que eles têm a dizer sobre os cursos, mercado de trabalho é uma iniciativa muito boa", afirmou.

Na abertura da reunião, o professor Claudio de Souza Miranda destacou a importância de ouvir alunos e também ex-alunos. "Temos que trazer a experiência dos alunos formados para a FEA-RP, saber o que vocês acham que a Faculdade deve melhorar", disse ele, que coordenará o Conselho ao lado da professora Elaine Toldo Pazello e dos funcionários Cristina Bernardi Lima e Matheus Carlos da Costa.

Os ex-alunos comemoraram a iniciativa da Escola de criar o conselho. "É fantástico tanto para a Faculdade quanto pra gente que tem um carinho enorme pela FEA-RP", comentou Graziela Zucoloto, da 4ª turma de Ciências Econômicas. Quem também elogiou a iniciativa foi Fernanda Ferrari, aluna da 4ª turma de Administração. "Juntar as visões de alunos e ex-alunos é muito importante para encontrar soluções de problemas e buscar melhorias", afirmou.

- Sugestões
Assim como no Conselho Consultivo Externo (leia mais aqui), os alunos e ex-alunos foram divididos em grupos para discutir soluções e críticas sobre os cursos e debater o que o mercado de trabalho espera dos formados pela Faculdade.

MG 3456O grupo da área de Ciências Contábeis sugeriu que as disciplinas abordem mais a visão de mundo da área fiscal, controles internos e sistemas. Além disso, os participantes falaram sobre a necessidade de focar em disciplinas que preparem os alunos para se tornarem líderes.

Na área de Administração, o debate se deu em torno do tema "teoria vs prática". Os participantes destacaram as principais funções de uma gestão (planejar, agir e controlar), falaram sobre o refinamento ético no processo de gestão e a necessidade de uma formação qualificada.

O grupo de Ciências Econômicas comentou sobre a importância de disciplinas optativas que complementem o curso. Ouvir os alunos e casar suas ideias com a capacidade da equipe de professores foi outro ponto destacado pelo grupo, que ainda sugeriu que a Faculdade oferecesse uma disciplina voltada à área de agronegócio. Os participantes também falaram sobre a importância de destacar a aplicabilidade do curso e pensar em formas para despertar e aumentar o interesse dos alunos e da sociedade pela área.

Para Claudio Miranda, o balanço final da primeira reunião do Conselho de Alunos e Ex-Alunos é positivo. "A participação foi acima do esperado, as pessoas vieram de longe para poder ajudar com sugestões. Foram muitas contribuições e agora o próximo passo é mobilizar ainda mais a escola", disse.

*Fotos: Luiz Fernando Laguna

Lido 4811 vezes Última modificação em Segunda, 11 Mai 2015 16:05